Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Aqui, você pode conhecer os trabalhos de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva – Turmas de 2002 a 2010. No formulário específico de busca ao lado, é possível pesquisar pelo nome do autor e do orientador, título, resumo e palavras-chave.

Autor: Rezende, Alexandre| Orientador:

Este trabalho apresenta uma análise de desempenho por meio de um modelamento térmico, de uma nova tecnologia de sistema de partida a frio para aplicação em motores de combustão do ciclo Otto utilizando injetores aquecidos por meio de eletromagnetismo. Este novo método ainda em fase de desenvolvimento, tem como finalidade permitir a partida a frio em baixas temperaturas...
Read More

Autor: Müller, Maik Briscese| Orientador: Coelho, Tarcisio Antonio Hess

O projeto de um sistema de freios a tambor é altamente especializado, por este motivo é um produto terceirizado ou black box, onde os fornecedores investem em pesquisas e detém patentes de sua construção e materiais. Porém, cabe a montadora definir os requisitos do produto, propor o plano de validação do projeto do freio à...
Read More

Autor: Silva, Maria Aparecida da| Orientador: Wiebeck, Helio

Esta monografia mostra os resultados de pesquisa para a otimização do processo de produção do subtanque de combustível (reservatório). O subtanque de combustível (reservatório) é usado em um veículo sofisticado produzido por uma companhia nacional montadora de autos. O objetivo principal desta pesquisa era reduzir as perdas de material na produção do subtanque e também...
Read More

Autor: Veiga, Márcio Ferreira| Orientador: Neto, Alberto Hernandez

Os sistemas eletrônicos de injeção disponíveis atualmente no mercado nacional controlam a combustão igualmente em cada cilindro do motor. O presente estudo verifica experimentalmente, em dinamômetro de bancada, os efeitos causados no desempenho de um motor de combustão interna de ignição por centelha, operando em carga parcial e variando a razão ar e combustível cilindro a cilindro. É...
Read More

Autor: Diniz, João Bosco| Orientador: Canale, Antonio Carlos

O objetivo desse trabalho consistiu no desenvolvimento e validação de um simulador computacional de dinâmica veicular, construído em MatLab®/Simulink®, para previsão de consumo numa dada rota. Diferentemente de outros softwares, esse simulador reúne a modelagem matemática do veículo completo e toda a sua dinâmica, como também todos os dados do veículo e principalmente o mapeamento...
Read More

Autor: Alencar, Edson Souza de| Orientador: Tribess, Arlindo

Para a obtenção de propriedades mecânicas que atendam à solicitação para uma dada aplicação, tais como, maleabilidade, ductibilidade, tenacidade, resistência e dureza mecânica, entre outras, muitas vezes é necessário que peças metálicas sejam submetidas a um tratamento térmico. Nas várias etapas do tratamento térmico podem ocorrer distorções dimensionais das peças, principalmente na etapa de resfriamento...
Read More