Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Avaliação do efeito da variação da razão ar-combustível por cilindro em motores de combustão interna de ignição por centelha

Evaluation of the effect of change in the air-fuel ratio for cylinder in internal combustion engines of spark ignition

Autor
Veiga, Márcio Ferreira -
Orientador
Neto, Alberto Hernandez
Defesa de tese
07 / 08 / 2009
Participantes da Banca
Neto, Alberto Hernandez; Junior, Silvio de Oliveira; Junior, Henedino Gutierrez
Palavras-chave
Motores de combustão interna, Combustíveis, Gases, Emissão
Keywords
Internal Combustion Engine, Fuel, Emissions

Resumo

Os sistemas eletrônicos de injeção disponíveis atualmente no mercado nacional controlam a combustão igualmente em cada cilindro do motor. O presente estudo verifica experimentalmente, em dinamômetro de bancada, os efeitos causados no desempenho de um motor de combustão interna de ignição por centelha, operando em carga parcial e variando a razão ar e combustível cilindro a cilindro. É apresentada, também, uma avaliação desses efeitos, em termos de potência útil, consumo de combustível, emissões de gases poluentes e na estabilidade cíclica da combustão. As conclusões versam sobre a vantagem desta alteração em termos de desempenho, emissões de gases poluentes e consumo de combustível.


Abstract
The electronic injection systems currently available in the domestic market control equally the combustion in each cylinder of the engine. This study perform experimentally on the dynamometer bench, the effects caused in the performance of an internal combustion engine for spark ignition, operating at part load and changing the air-fuel ratio cylinder to cylinder. It presents, also, an evaluation of these effects in terms of net power, fuel consumption, emissions of pollutants and the cyclic stability of combustion. The conclusions explain of the advantages of this proposal with respect of performance, emissions of pollutants and fuel consumption.