Projetos

Empresas do setor automotivo buscam a parceria do CEA para o desenvolvimento de novas tecnologias e a solução de problemas específicos em produtos, sistemas, processos de produção, entre outros.

Projetos que contaram com a parceria de  professores e pesquisadores do CEA:

–  SCANIA – Motores Diesel: Convênio de Cooperação Tecnológica (2013 a 2017)

Estudo de fenômenos que ocorrem em motores diesel, visando a melhoria do desempenho e a redução de emissões.

A Escola Politécnica (Poli-USP) e a Scania, referência mundial na fabricação de veículos pesados, assinaram em 2013 convênio de cooperação tecnológica para desenvolver um laboratório que viabilizasse compreender melhor algumas características dos motores a diesel. A parceria teve por objetivo gerar conhecimento científico e contribuir para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.

A iniciativa surgiu a partir da parceria entre a Scania e a Universidade de Estocolmo. Fruto do trabalho acadêmico de um aluno de mestrado que trabalhava na equipe de Jairo de Lima Souza, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Trem-de-Força da Scania Latin America, o modelo matemático inicial foi apresentado à Escola Politécnica da USP, que decidiu dar continuidade à pesquisa.

Com quatro anos de duração, o projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, e teve a participação de cerca de 20 pessoas, entre professores, pesquisadores e alunos da universidade, além de profissionais da Scania. “Tratou-se de um projeto integrado, que envolveu uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em motores a diesel, projeto de máquinas e automação”, diz Massarani.

Segundo Jairo de Lima Souza, o convênio fomentou fazer descobertas que impactassem positivamente a comunidade acadêmica e o aprimoramento da eficiência técnica dos motores produzidos pela Scania. “Por meio de modelos matemáticos e a construção de um laboratório protótipo foi possivel viabilizar a verificação e a validação das teorias geradas em simulações virtuais. Os resultados permitiram estudar o comportamento do fluxo de ar dentro do motores, aspecto esse que impacta diretamente nas emissões de poluentes liberadas pelos motores a diesel. Leia Mais.