Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Otimização da produção do subtanque de combustível automotivo

Optimization of production of fuel reservoir automotive

Autor
Silva, Maria Aparecida da -
Orientador
Wiebeck, Helio
Defesa de tese
13 / 08 / 2009
Participantes da Banca
Wiebeck, Helio; Barros, Janaina Aline Galvão ; Cortés, Guillermo Ruperto Martín
Palavras-chave
Tanque de Combustível, Produção, Otimização, Automóveis
Keywords
Fuel Tank, Production, Optimizatio, Cars

Resumo

Esta monografia mostra os resultados de pesquisa para a otimização do processo de produção do subtanque de combustível (reservatório). O subtanque de combustível (reservatório) é usado em um veículo sofisticado produzido por uma companhia nacional montadora de autos. O objetivo principal desta pesquisa era reduzir as perdas de material na produção do subtanque e também reduzir o tempo de set-up da produção do subtanque do combustível. Três materiais poliméricos foram usados e foram caracterizados segundo: Avaliação Colorimétrica, resistência à tração na ruptura, Alongamento, Modulo de Elasticidade, Resistência a Flexão, Resistência ao Impacto Izod, Densidade, Temperatura de Fusão, Temperatura de Deflexão (HDT) e Umidade. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir o tempo de produção, assim o tempo de set-up de 110 minutos diminuiu para 19,2 minutos (redução de 82,5%) e os custos foram reduzidos em 27,37% por peça, utilizando a matéria prima Poliamida 6 do Fornecedor B. Avançada tecnologia de corte por Jato de água – abrasivo de ultra-alta pressão foi aplicada para conformar e obter os corpos de prova tipo de gravata diretamente da peça final injetada (ISO R 527), o qual além de aumentar a velocidade de preparação das amostras para desenvolver os testes, seu custo era baixo (só alguns centavos por corpo de prova). Como resultado principal, a empresa de autopeças produtora do subtanque de combustível conseguiu atingir os compromissos assumidos com o Cliente e ainda melhorar os processos que envolvem a produção da peça.


Abstract
This monograph shows the research results for the optimization of the fuel sub-tank (reservoir) production process. The fuel sub-tank (reservoir) is used in a sophisticated vehicle produced by a national car assembler company. Main objective of this research was to reduce the losses of material in the production of the sub-tank and also to reduce the set-up time for the production of the fuel sub-tank. Three polymers materials were used, they were characterized by means of: Colorimetric, Tensile Strength at Break, Yield Strength, Modulus of Elasticity, Flexural Strength, IZOD Impact Strength, Density, Melting Point, Heat Deflection Temperature (HDT) and Moisture. The obtained results indicate that it is possible to reduce the time of production, in this case the times of set-up of 110 minutes for 19,2 minutes (reduction of 82,5%) and the costs that were of R$ Y,6V3 for piece, it went R$ 7X,7V2 by piece (reduction of 27,37%), using Polyamide 6 of the vendor B. Advanced technology of Ultra-high pressure abrasive water jet cut was applied to obtain the tie type samples that were extracted of the injected final piece (ISO R 527), which besides speed in the time of preparation of the samples for tests developments, its cost was low (only few cents for sample). As main result, the Auto - pieces company producer of the sub-tank of fuel reach the commitments assumed with the Customer and still improve the processes that involve the piece (Fuel Sub-tank) production.