Otimização da produção do subtanque de combustível automotivo
Optimization of production of fuel reservoir automotive
Esta monografia mostra os resultados de pesquisa para a otimização do processo de produção do subtanque de combustível (reservatório). O subtanque de combustível (reservatório) é usado em um veículo sofisticado produzido por uma companhia nacional montadora de autos. O objetivo principal desta pesquisa era reduzir as perdas de material na produção do subtanque e também reduzir o tempo de set-up da produção do subtanque do combustível. Três materiais poliméricos foram usados e foram caracterizados segundo: Avaliação Colorimétrica, resistência à tração na ruptura, Alongamento, Modulo de Elasticidade, Resistência a Flexão, Resistência ao Impacto Izod, Densidade, Temperatura de Fusão, Temperatura de Deflexão (HDT) e Umidade. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir o tempo de produção, assim o tempo de set-up de 110 minutos diminuiu para 19,2 minutos (redução de 82,5%) e os custos foram reduzidos em 27,37% por peça, utilizando a matéria prima Poliamida 6 do Fornecedor B. Avançada tecnologia de corte por Jato de água – abrasivo de ultra-alta pressão foi aplicada para conformar e obter os corpos de prova tipo de gravata diretamente da peça final injetada (ISO R 527), o qual além de aumentar a velocidade de preparação das amostras para desenvolver os testes, seu custo era baixo (só alguns centavos por corpo de prova). Como resultado principal, a empresa de autopeças produtora do subtanque de combustível conseguiu atingir os compromissos assumidos com o Cliente e ainda melhorar os processos que envolvem a produção da peça.