Modelagem térmica de injetores aquecidos para motores de combustão interna do ciclo Otto
Não Disponível
Este trabalho apresenta uma análise de desempenho por meio de um modelamento térmico, de uma nova tecnologia de sistema de partida a frio para aplicação em motores de combustão do ciclo Otto utilizando injetores aquecidos por meio de
eletromagnetismo. Este novo método ainda em fase de desenvolvimento, tem como finalidade permitir a partida a frio em baixas temperaturas de veículos movidos a etanol ou bicombustíveis, e deve ser oferecido como alternativa para substituir o
sistema utilizado atualmente. Presentemente o sistema de partida a frio utiliza um reservatório auxiliar de gasolina que, por sua vez, traz alguns inconvenientes para o usuário do veículo, como apontado neste trabalho.
O estudo baseia-se na teoria de transmissão de calor em regime transitório de sistema concentrado, sendo que o escopo do trabalho é a transmissão do fluxo de calor da parede do injetor para o combustível etanol. O objetivo foi de criar um modelo matemático que tem por finalidade simular as interações entre os diversos parâmetros envolvidos no processo de aquecimento, tais como a potência de aquecimento e coeficiente médio de transferência de calor.
Particularmente, obteve-se a curva de aquecimento do combustível em função do tempo no interior do injetor, um parâmetro importante no processo. Além disso, o texto apresenta ainda uma revisão do estado da arte e, por fim, uma análise de sensibilidade de alguns parâmetros e seus resultados com comentários pertinentes e sugestões de trabalhos futuros.