Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Investigação das falhas do sistema de acionamento de embreagem do tipo cilindro escravo concêntrico em veículos comerciais pesados sob as condições operacionais do mercado brasileiro

Concentric slave cylinder failures investigation on heavy commercialvehicles driven on Brasilian market operation conditions

Autor
Souza, Jairo de Lima -
Orientador
Pimenta, Marcos Mattos
Defesa de tese
28 / 07 / 2006
Participantes da Banca
Pimenta, Marcos Mattos ; Massarani,Marcelo; Kawakita, kazuto
Palavras-chave
Embreagem, Eixos ,Veículos comerciais ,Caminhões, Ônibus, Transporte de carga
Keywords
clutch, slave cylinder, failures.

Resumo

A evolução dos sistemas de transporte no modal rodoviário tem criado novas demandas operacionais devido à crescente concorrência e aumento da pressão para a redução de custos. Em face dessas novas demandas, muitas delas advindas da globalização,
geraram uma mudança no perfil da frota de veículos comerciais pesados no mercado brasileiro. Frotas que anteriormente eram compostas por veículos comerciais pesados 4×2 (4 pontos de apoio no solo com tração em 2 pontos) operando com carretas de três
eixos com capacidade de transporte de 45 toneladas, passaram a ser gradativamente substituídas por aquelas compostas por veículos comerciais pesados 6×2 (6 pontos de apoio no solo com tração em 2 pontos) com carretas do tipo bi-trem e rodo-trem com
capacidade de transporte de 57 e 74 toneladas respectivamente. Esta mudança foi acompanhada pelo aumento da pressão do custo de aquisição dos veículos comerciais pesados, com isso, verificou-se que os principais frotistas brasileiros passaram a adaptar
eixos de apoio nos veículos 4×2, aumentando assim as solicitações mecânicas impostas ao sistema de embreagem. Neste trabalho desenvolve-se, portanto, um estudo sobre as falhas ocorridas no sistema de acionamento de embreagem por cilindro escravo
concêntrico no mercado brasileiro, avaliando-se a seleção de materiais empregados na construção do sistema através de ensaios químico-laboratoriais e testes de funcionalidade através de ensaios em condições reais de operação com veículos comerciais pesados devidamente instrumentados, mantendo o foco nos novos parâmetros operacionais impostos pelo novo perfil da composição tratora.
Como resultado, apontam-se duas alternativas para a solução das falhas encontradas no mercado brasileiro:

1. Proposição de nova solução técnica construtiva para o sistema de acionamento da embreagem a fim de aumentar a robustez do componente de maior suscetibilidade às falhas.
2. Proposição de um modelo matemático para a predição do intervalo mínimo de manutenção para o sistema de acionamento da embreagem por cilindro escravo concêntrico.


Abstract
The evolution of highway transportation of goods in the brasilian market has created new operation requirements due to the increased competition allied to the cost reduction demands. This new demands, most of them coming from globalization, have generated a significant change on the profile of heavy commercial vehicles. Fleets that were mainly composed of 4x2 tractors coupled to three wheeled semi-trailers with towing capacity of 45 tons, were in small steps exchanged by new compositions of tractors 6x2 coupled to bi-trains and road-trains with total towing capacity of 57 and 74 tons, respectively. This change have been followed by the new purchasing demands from fleet owners by lowering acquisition costs of new heavy commercial vehicles, as a consequence, most of 4x2 trucks have been adapted with tag-axles in order to increase towing capacity, which means increasing the stresses over the clutch system. On this research, a case study is developed about failures on clutch systems actuators by the concentric slave cylinder concept in the Brazilian market. The research is developed by the evaluation of types of materials selected to the system components through chemical test and functionality tests carried on actual operation conditions on instrumented vehicles, keeping always the focus on the new operational demands imposed by the new profile of vehicle compositions (bi-trains and road-trains). As a final result, two alternatives are appointed to solve the failures in the Brazilian market: 1. By the determination of the most failure susceptible component, it is possible to propose a mathematical and theoretical model to determine the minimum maintenance interval to the clutch actuation system by concentric slave cylinder concept. 2. Proposition of a new technical construction to the system in order to increase the robustness of the component most susceptible to the failures.