Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

A monitoração eletrônica da operação de veículos e seu impacto no custo operacional de frotas

Vehicle electronic monitoring and its impact on fleet operating costs

Autor
Kayano, Nelson Tadashi -
Orientador
Gualda, Nicolau D. Fares
Defesa de tese
12 / 01 / 2006
Participantes da Banca
Gualda, Nicolau Dionisio Fares ; Yoshizaki,Hugo Tsugunobu Yoshida; Widmer, João Alexandre
Palavras-chave
monitoração de veículos, custo operacional, consumo de combustível, engenharia automotiva
Keywords
vehicle monitoring, vehicle operating cost, fuel consumption, automotive engineering

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta de metodologia de análise que permita correlacionar fatores influentes na operação de veículos automotores comerciais ao consumo de combustível dos mesmos.
Inicialmente foram avaliados aspectos teóricos relativos ao funcionamento de motores de ciclo Diesel e à dinâmica veicular, buscando identificar indicativos que descrevam o desempenho de um veículo. A seguir, aplicando ferramentas estatísticas, foram construídos modelos matemáticos, com posterior adequação aos dados de estimação e teste do poder de predição.
Como alicerce para o modelamento proposto, procedeu-se a levantamento de dados em campo, coletados em aplicação real com computadores de bordo, além de informações logísticas, como programação de viagens e dados de abastecimento. Os dados de aplicação prática referem-se a uma operação de transferência de carga fracionada entre São Paulo e Rio de Janeiro, tendo sido selecionadas apenas as viagens realizadas por veículos de uma determinada marca/modelo.
Assim processados, os dados permitiram concluir que, dentro dos limites apropriados, a metodologia proposta é válida, como demonstraram os coeficientes de determinação calculados e a capacidade preditiva do modelo.


Abstract
This study proposes a methodology of analysis which allows the correlation of factors which influence in the operation of commercial motor vehicles and their fuel consumption. As a first step to this process, some theoretical aspects related to the use of ICE based on the Diesel cycle and vehicle dynamics were evaluated, trying to identify relevant indexes which describe the performance of a vehicle. Next, by means of statistical tools, mathematical models were built, whose adequacy to estimate data and prediction power were tested. As a basis to the proposed model, field data were collected in customer application with the use of onboard computers, besides logistics information, such as delivery schedules and consumption data. The practical application data refer to a palletized load transfer in a road operation from São Paulo to Rio de Janeiro, and only the trips carried out by vehicles of certain makes/models were selected. Thus processed, the data allowed concluding that, within the appropriate limits, the proposed methodology is valid as demonstrated by the calculated determination coefficients and the model prediction capacity.