A monitoração eletrônica da operação de veículos e seu impacto no custo operacional de frotas
Vehicle electronic monitoring and its impact on fleet operating costs
Este estudo apresenta uma proposta de metodologia de análise que permita correlacionar fatores influentes na operação de veículos automotores comerciais ao consumo de combustível dos mesmos.
Inicialmente foram avaliados aspectos teóricos relativos ao funcionamento de motores de ciclo Diesel e à dinâmica veicular, buscando identificar indicativos que descrevam o desempenho de um veículo. A seguir, aplicando ferramentas estatísticas, foram construídos modelos matemáticos, com posterior adequação aos dados de estimação e teste do poder de predição.
Como alicerce para o modelamento proposto, procedeu-se a levantamento de dados em campo, coletados em aplicação real com computadores de bordo, além de informações logísticas, como programação de viagens e dados de abastecimento. Os dados de aplicação prática referem-se a uma operação de transferência de carga fracionada entre São Paulo e Rio de Janeiro, tendo sido selecionadas apenas as viagens realizadas por veículos de uma determinada marca/modelo.
Assim processados, os dados permitiram concluir que, dentro dos limites apropriados, a metodologia proposta é válida, como demonstraram os coeficientes de determinação calculados e a capacidade preditiva do modelo.