Motores diesel eletrônicos: contribuição ambiental e confiabilidade
Diesel Electronic Engine: Environmental Contribution and Reliability
No momento em que a indústria automobilística brasileira no setor de caminhões e ônibus passa por uma fase de transição devido a necessidade de atendimento à uma nova etapa da legislação de emissões, estabelecida pelo CONAMA, observou-se a necessidade da introdução de uma motorização que atende-se a essa nova fase. Para atender esta nova fase da legislação, a motorização necessita de um sistema de gerenciamento eletrônico de combustível que possui um módulo de controle central, além de sensores e atuadores espalhados por todo motor. Estes motores foram concebidos por seus fabricantes para atuar nos mercados de suas matrizes, localizados na Europa e E.U.A. Entretanto, toda esta eletrônica embarcada no motor não havia sido testado em países em desenvolvimento que apresentam características climáticas e de relevo diferentes das de origem destes motores. Neste estudo executa-se a análise de confiabilidade de componentes eletrônicos destes motores a partir de dados obtidos com o ensaio de protótipos. Para esta análise emprega-se o Modelo de Duane, que verifica o aumento do Tempo Médio enter Falhas do componente em função da execução de testes do tipo falha/modificação de projeto/teste/falha. Para verificar a sua confiabilidade frente a estas adversidades, estes motores foram submetidos a testes de rodagem sob diversas condições, com o intuito de se verificar quais seriam os problemas evidenciados nestes motores. Foi verificado nestes testes que os componentes que mais apresentaram falhas, foram os de atuação mecânica, que foram submetidos a condições não previstas no projeto inicial, que tinha por objetivo atender aos mercados europeu e norte-americano. Por outro lado, os componentes eletrônicos comportaram-se muito bem, apresentando apenas poucas falhas decorridas de uma variação no tempo da corrente de energização do sistema elétrico.