Cálculo e avaliação dos parâmetros da rigidez auxiliar à rolagem de uma suspensão dianteira mecânica
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A rigidez auxiliar à rolagem de uma suspensão mecânica tem sido avaliada por critérios subjetivos e/ou testes de rolagem da carroceria do caminhão. Fazendo uso de teorias de resistência dos materiais e equações matemáticas, este trabalho, baseado nos resultados em bancadas de testes, propôs uma metodologia de cálculo da rigidez auxiliar à rolagem para ser usada na fase de conceituação do veículo, assim possibilitando um projeto mais acurado e em menor tempo. Através dos cálculos propostos, os componentes pertencentes à uma suspensão mecânica (lâmina de mola, bucha e viga do eixo) foram dimensionados levando em consideração sua participação na rigidez à rolagem. Com os resultados obtidos nesse trabalho, conseguimos abordar com maior exatidão o parâmetro rigidez total à rolagem. O formulário genérico, atualmente disponível para o calculo de rigidez à rolagem, apenas leva em consideração a rigidez vertical e o espaçamento entre as molas e, para o exemplo estudado, chegaríamos a um valor de 64% do valor medido de rigidez total à rolagem. Com a introdução deste formulário proposto, levando em consideração as rigidezes torsionais dos elementos principais de uma suspensão dianteira mecânica, chegamos a um valor de 93% da rigidez total medida em bancada de teste. Além disso, os efeitos torsionais dos elementos da suspensão foram melhor avaliados e o correto dimensionamento destes, acarretarão um maior controle da rigidez à rolagem, bem como, o aumento da durabilidade destes componentes. Os conceitos utilizados neste trabalho, quando aplicados às características físicas e geométricas de outros veículos comerciais, serão muito úteis no desenvolvimento de novas suspensões.