Estudo de emissão de respingos e particulado em componente de proteção utilizado em equipamento de aplicação de solda a laser em processos de solda de carroceria automotiva
Study of Emission of Spatter and Droplet in a Protection Component Used in Laser Application Equipments in Welding Processes of an Automotive Body-In-White
O objetivo deste trabalho foi determinar uma periodicidade de troca para um determinado componente de proteção utilizado nos processos de solda a LASER em carrocerias automotivas de forma a não comprometer a qualidade do produto e evitar gastos com a substituição excessiva deste componente. Os objetivos foram atingidos por meio de um estudo comparativo entre degradação superficial e quantidade de carrocerias soldadas com base nos princípios da estereologia utilizando para isto a digitalização da imagem superficial dos componentes. Ao decorrer dos experimentos do trabalho foi encontrada uma coerência em relação às diversas áreas médias degradadas de componentes danificados mesmo não existindo uma referência para que tal substituição devesse ocorrer sendo esta informação de grande importância para o desenvolvimento do trabalho. O estudo realizado foi limitado somente para equipamentos que aplicam o feixe de LASER na posição horizontal e para processos de caldeamento onde não existe a adição de material. Para o caso de equipamentos que fazem o uso de feixe de LASER em outras posições e para o caso de brasagem, estudos futuros deverão ser realizados. Após a obtenção dos resultados, foi implantada na área uma gestão de controle com contagem automática de carrocerias para cada posto de trabalho que contém o componente estudado. Este trabalho é de caráter inovador, pois trouxe uma proposta para se reduzir os custos com a aquisição deste componente bem como obteve informações referentes ao perfil de degradação de sua superficie.