Estudo da aplicação de metodologia e gestão para desenvolvimento do produto na indústria automobilística
Study of the Application of Methodology and Adminitration for Development of the Product in the Automobile Industry
O presente trabalho propõe uma avaliação e estudo da aplicação dos métodos para desenvolvimento de produtos já consagrados aplicados a industria automobilística e comparação com os modelos acadêmicos atuais, destacando suas vantagens e desvantagens.
Com o advento da globalização o Brasil deixa ser uma unidade produtiva e passa a ocupar espaço no processo de desenvolvimento do produto, daí surge então a necessidade do profundo conhecimento das técnicas e metodologias aplicadas ao processo de desenvolvimento do produto, tais como o APQP (Advanced Product Quality Planning) e o conceito de desenvolvimento enxuto (Lean Development), PMBOK (Project Managment Body of Knowledge) dentre outras citadas durante o desenvolvimento deste trabalho.
O processo de desenvolvimento do produto tem abrangência que vai além dos fabricantes de veículos, passa a incorporar também toda a cadeia de fornecedores e clientes, refletindo assim sobre eles a aplicação das técnicas e metodologias de desenvolvimento do produto.
O Brasil apresenta um mercado fragmento por clientes populares e sofisticados dentre outras variações para o mercado da indústria automobilística como a aplicação dos veículos, condições das estradas e outras características próprias o que torna mais interessante a aplicação de técnicas e metodologias para desenvolvimento do produto para um mercado nada homogêneo e extremamente dinâmico e que também deve considerar sua condição de exportador.
A nova ordem dos lideres em produção de veículos também é de extrema importância a ser considerada neste trabalho, buscando entender suas perceptivas e estratégias para este competitivo setor da indústria.
Durante desenvolvimento de um automóvel vários atributos são considerados, como performance e potência do veículo, consumo de combustível, custo, segurança, aerodinâmica, etc. Dentre estes, existe um atributo chamado Craftsmanship que engloba os principais aspectos mencionados acima. Craftsmanship pode ser definido como a percepção do consumidor em relação à qualidade do design/projeto e à qualidade de sua execução (Quaresma, 2004).
O Craftsmanship de um veículo é trabalhado desde do início do projeto com a definição das características do produto, passando pela concepção e desenvolvimento das peças, pelo desenvolvimento das ferramentas que irão produzir e montar as peças até o lançamento do veículo no mercado. O trabalho é feito analisando sempre o projeto e a execução de cada uma das peças e a sua relação com as outras peças, ou seja, apesar de todas as peças serem produzidas individualmente é na montagem do conjunto, do veículo todo, que o consumidor irá olhar e perceber que o veículo foi bem projetado e é de boa qualidade. Desta forma é possível assegurar que o consumidor fique satisfeito, atendendo as necessidades do cliente que serão várias vezes abordadas durante este texto pois a voz do cliente aparece como importante fonte de informação para os conceitos de desenvolvimento do produto abordados neste trabalho.