Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo da aplicação de metodologia e gestão para desenvolvimento do produto na indústria automobilística

Study of the Application of Methodology and Adminitration for Development of the Product in the Automobile Industry

Autor
Ferreira, Alexandre Lopes -
Orientador
Toledo, Nilton Nunes
Defesa de tese
09 / 11 / 2005
Participantes da Banca
Toledo, Nilton Nunes; Andrade, Bernardo Luis Rodrigues; Biazzi, Jorge Luiz
Palavras-chave
Desenvolvimento de produtos; Indústria Automobilística
Keywords
Development of the products; Automobile industry

Resumo

O presente trabalho propõe uma avaliação e estudo da aplicação dos métodos para desenvolvimento de produtos já consagrados aplicados a industria automobilística e comparação com os modelos acadêmicos atuais, destacando suas vantagens e desvantagens.
Com o advento da globalização o Brasil deixa ser uma unidade produtiva e passa a ocupar espaço no processo de desenvolvimento do produto, daí surge então a necessidade do profundo conhecimento das técnicas e metodologias aplicadas ao processo de desenvolvimento do produto, tais como o APQP (Advanced Product Quality Planning) e o conceito de desenvolvimento enxuto (Lean Development), PMBOK (Project Managment Body of Knowledge) dentre outras citadas durante o desenvolvimento deste trabalho.
O processo de desenvolvimento do produto tem abrangência que vai além dos fabricantes de veículos, passa a incorporar também toda a cadeia de fornecedores e clientes, refletindo assim sobre eles a aplicação das técnicas e metodologias de desenvolvimento do produto.
O Brasil apresenta um mercado fragmento por clientes populares e sofisticados dentre outras variações para o mercado da indústria automobilística como a aplicação dos veículos, condições das estradas e outras características próprias o que torna mais interessante a aplicação de técnicas e metodologias para desenvolvimento do produto para um mercado nada homogêneo e extremamente dinâmico e que também deve considerar sua condição de exportador.
A nova ordem dos lideres em produção de veículos também é de extrema importância a ser considerada neste trabalho, buscando entender suas perceptivas e estratégias para este competitivo setor da indústria.
Durante desenvolvimento de um automóvel vários atributos são considerados, como performance e potência do veículo, consumo de combustível, custo, segurança, aerodinâmica, etc. Dentre estes, existe um atributo chamado Craftsmanship que engloba os principais aspectos mencionados acima. Craftsmanship pode ser definido como a percepção do consumidor em relação à qualidade do design/projeto e à qualidade de sua execução (Quaresma, 2004).
O Craftsmanship de um veículo é trabalhado desde do início do projeto com a definição das características do produto, passando pela concepção e desenvolvimento das peças, pelo desenvolvimento das ferramentas que irão produzir e montar as peças até o lançamento do veículo no mercado. O trabalho é feito analisando sempre o projeto e a execução de cada uma das peças e a sua relação com as outras peças, ou seja, apesar de todas as peças serem produzidas individualmente é na montagem do conjunto, do veículo todo, que o consumidor irá olhar e perceber que o veículo foi bem projetado e é de boa qualidade. Desta forma é possível assegurar que o consumidor fique satisfeito, atendendo as necessidades do cliente que serão várias vezes abordadas durante este texto pois a voz do cliente aparece como importante fonte de informação para os conceitos de desenvolvimento do produto abordados neste trabalho.


Abstract
The present work proposes an evaluation and study of the application of the methods for development of products already consecrated applied in the automobile industries and comparison with the current academic models, detaching their advantages and disadvantages. With the coming of the globalization Brazil lets to be a productive unit and raisin to occupy space in the process of development of the product, then it appears the need of the deep knowledge of the techniques and applied methodologies then to the process of development of the product, such like APQP (Advanced Product Quality Planning) and PMBOK (Project Managment Body of Knowledge) among other mentioned during the development of this work. The process of development of the product has inclusion that is going besides the manufacturers of vehicles, it starts to also incorporate the whole chain of suppliers and customers, thinking like this about them the application of the techniques and methodologies of development of the product. Brazil presents a market fragment for popular and sophisticated customers among other variations to the market of the automobile industry as the application of the vehicles, conditions of the highways and other own characteristics what turns more interesting the application of techniques and methodologies for development of the product to a market homogeneous and extremely dynamic and that should also consider yours exporter's condition. The new order of lead in production of vehicles is also of extreme importance to be considered in this work, looking for to understand their perceptive ones and strategies for this competitive section of the industry.