Estudos em sistemas de direção veicular
Studies in Vehicular Steering Systems
Este trabalho busca o entendimento da funcionalidade do sistema de direção veicular. Com este intuito, foi realizado, para a condição estática do veículo de estudo FIAT Palio [13], o modelo geométrico do sistema de direção utilizando formulações matemáticas simplificadas extraídas do Gillespie [4]. Esta formulação foi detalhada por este Autor e seus resultados
foram comparados, visando determinar as variações geradas. Para a condição dinâmica, também foram utilizadas as formulações do Gillespie [4] para a determinação das propriedades de inscrição em curva do veículo FIAT Palio [13]. A mesma condição foi avaliada utilizando o modelo completo do sistema de direção do mesmo veículo, desenvolvido no software de simulação ADAMS/Chassis. Através dos cálculos e simulações em ADAMS, foi obtida a função de transferência do volante do veículo para as rodas dianteiras esquerda e direita e a correlação do ângulo do volante para inscrição em curva de raio constante. Também determinaram-se as características de eficiência e consumo de energia do mecanismo de direção hidráulica aplicado na família Palio, onde através de um delineamento experimental em bancada de testes de durabilidade, determinaram-se as grandezas físicas que possibilitaram estes cálculos.