Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudos em sistemas de direção veicular

Studies in Vehicular Steering Systems

Autor
Fernandes, Marcelo Arronilas -
Orientador
Barbosa, Roberto Spinola
Defesa de tese
16 / 11 / 2005
Participantes da Banca
Barbosa, Roberto Spinola ;Pesce, Celso Pupo; Garzeri, Flávio José
Palavras-chave
Direção veicular (Sistemas)
Keywords
VEHICULAR STEERING SYSTEM

Resumo

Este trabalho busca o entendimento da funcionalidade do sistema de direção veicular. Com este intuito, foi realizado, para a condição estática do veículo de estudo FIAT Palio [13], o modelo geométrico do sistema de direção utilizando formulações matemáticas simplificadas extraídas do Gillespie [4]. Esta formulação foi detalhada por este Autor e seus resultados
foram comparados, visando determinar as variações geradas. Para a condição dinâmica, também foram utilizadas as formulações do Gillespie [4] para a determinação das propriedades de inscrição em curva do veículo FIAT Palio [13]. A mesma condição foi avaliada utilizando o modelo completo do sistema de direção do mesmo veículo, desenvolvido no software de simulação ADAMS/Chassis. Através dos cálculos e simulações em ADAMS, foi obtida a função de transferência do volante do veículo para as rodas dianteiras esquerda e direita e a correlação do ângulo do volante para inscrição em curva de raio constante. Também determinaram-se as características de eficiência e consumo de energia do mecanismo de direção hidráulica aplicado na família Palio, onde através de um delineamento experimental em bancada de testes de durabilidade, determinaram-se as grandezas físicas que possibilitaram estes cálculos.


Abstract
This work searches the knowledge of vehicular steering system functionality. Aiming to acquire this knowledge, a steering system of FIAT Palio [13] geometric model was built by applying simplified equation extracted from Gillespie [4]. This equation was detailed by this Author and the results were compared, aiming to define the results variations. For the dynamic condition, the Gillespie’s equation [4] was applied to determine the curve inscription. The same condition was evaluated by simulating the complete model of FIAT Palio steering system [13] in ADAMS/Chassis software. The transferring function of the steering wheel angle and the wheels were determined by the calculations and simulations of ADAMS. Through the ADAMS, it was correlated the steering wheel angle with the curve inscription of a constant radio. It was also determined the efficiency and energy consumption characteristics of the Palio family hydraulic steering gear by experimental evaluation on wear test bench.