Estudo da viabilidade de painéis externos automotivos em termoplásticos
Automotive Outer Panels Viability in Thermoplastics
A entrada de veículos importados após a abertura do mercado nacional ocorrida em 1990, fez a indústria automobilística rever seus projetos e produtos, do ponto de vista da qualidade, segurança e custo de seus produtos (custos de fabricação e uso). De característica predominantemente européia, a frota nacional de veículos é resultado da implementação de projetos e tecnologias advindas basicamente do velho continente. Berço da Indústria Automobilística, a Europa (principalmente França, Alemanha e Itália) vem investindo recursos consideráveis na implementação de novas tecnologias que visam a segurança (passageiros e pedestres), conforto e economia de energia. Por influência deste último, por pressões ambientais ou até econômicas, parte destes recursos vem sendo dedicado ao desenvolvimento de soluções que buscam a redução do consumo de combustíveis e, consequentemente, a redução da emissão de poluentes pelos automóveis.
Os projetos para a melhoria da eficiência energética dos veículos adotam várias frentes, uma delas é o desenvolvimento de materiais mais leves e resistentes que atendam a crescente demanda por desempenho, segurança e confiabilidade. Dentro deste universo, estão os termoplásticos de engenharia e de alto desempenho, que vem gradativamente sendo utilizados para a fabricação de componentes automotivos.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica e econômica da utilização destes termoplásticos em peças de acabamento externas, em substituição às atualmente utilizadas chapas de aço estampadas. Não menos importante, abordaremos o impacto que tais implementações teriam na segurança de pedestres/condutores e, ao meio-ambiente, medido através da emissão de poluentes.
Os resultados aqui obtidos tem como objetivo fornecer as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de projetos automotivo com dados, processos e argumentos quanto a viabilidade do uso de termoplásticos em painéis externos automotivos. Entretanto, com pequenas adaptações, os resultados apresentados podem ser aplicados para outros componentes automotivos.