Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo da viabilidade de painéis externos automotivos em termoplásticos

Automotive Outer Panels Viability in Thermoplastics

Autor
Redivo, Magno Augusto Pataro -
Orientador
Brunstein, Israel
Defesa de tese
08 / 11 / 2005
Participantes da Banca
Brunstein, Israel ; Massarani, Marcelo; Martins, Sonia Servilha
Palavras-chave
Viabilidade, Termoplásticos, Automóveis, Plásticos, Carroçaria
Keywords
Viability, Thermoplastics, Automobiles, Plastics, Body Panels

Resumo

A entrada de veículos importados após a abertura do mercado nacional ocorrida em 1990, fez a indústria automobilística rever seus projetos e produtos, do ponto de vista da qualidade, segurança e custo de seus produtos (custos de fabricação e uso). De característica predominantemente européia, a frota nacional de veículos é resultado da implementação de projetos e tecnologias advindas basicamente do velho continente. Berço da Indústria Automobilística, a Europa (principalmente França, Alemanha e Itália) vem investindo recursos consideráveis na implementação de novas tecnologias que visam a segurança (passageiros e pedestres), conforto e economia de energia. Por influência deste último, por pressões ambientais ou até econômicas, parte destes recursos vem sendo dedicado ao desenvolvimento de soluções que buscam a redução do consumo de combustíveis e, consequentemente, a redução da emissão de poluentes pelos automóveis.
Os projetos para a melhoria da eficiência energética dos veículos adotam várias frentes, uma delas é o desenvolvimento de materiais mais leves e resistentes que atendam a crescente demanda por desempenho, segurança e confiabilidade. Dentro deste universo, estão os termoplásticos de engenharia e de alto desempenho, que vem gradativamente sendo utilizados para a fabricação de componentes automotivos.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica e econômica da utilização destes termoplásticos em peças de acabamento externas, em substituição às atualmente utilizadas chapas de aço estampadas. Não menos importante, abordaremos o impacto que tais implementações teriam na segurança de pedestres/condutores e, ao meio-ambiente, medido através da emissão de poluentes.
Os resultados aqui obtidos tem como objetivo fornecer as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de projetos automotivo com dados, processos e argumentos quanto a viabilidade do uso de termoplásticos em painéis externos automotivos. Entretanto, com pequenas adaptações, os resultados apresentados podem ser aplicados para outros componentes automotivos.


Abstract
The growing presence of imported vehicles in the local market after 1990, when favorable importation taxes was implemented by the government, makes the local auto industry rethink their projects and products, in quality, safety and cost (fabrication and user) perspectives. With a predominant European characteristic, the auto national fleet is a result of projects and technologies implementation coming basically from the Europe. Automotive Industry Cradle, Europe (mainly France, Germany and Italy) have been invested respectable resources for new technologies implementation that target the safety (passengers and pedestrian), comfort and energy saving. By the influence of this last, by environmental pressure or even economics, part of these resources have been directed to solutions development that search for fuel consumption reduction and, consequently, pollutants emissions from the autos. The projects for energy efficiency enhancements in automotive industry adopt several directions; one of them is the development of lighter and stronger materials that attend to the growing demand for performance, safety and reliability. In this universe, we have the engineering and high performance thermoplastics that are gradually being used for auto components parts. This present work has as goal, to evaluate the technical and economic viability of thermoplastics usage in auto outer panels parts, in substitution to the current used steel sheets. Not less important, we will approach the impact of such changes in pedestrian/passenger safety and, to the environment, measured through pollutants emissions The results obtained in this research has also the objective of supplying to people responsible for automotive projects development with data, processes and arguments regarding to plastics usage in vehicles outer panels. However, with small adaptations, the results presented can be applied to other components in the vehicle.