Utilização do rejeito das cabines de pintura para gerar eletricidade e produzir vapor
Use of the Reject of the Cabins of Painting to Generate Electricity and Produce Steam
O trabalho reunirá informações sobre os fluxos de energias utilizados em diferentes processos de fabricação e montagens dentro de empresa automobilística. Através destas informações somadas a tecnologia disponível, objetiva-se estudar os rejeitos específicos do processo de pintura de automóveis e tratar estes rejeitos como insumo para um processo de geração de energia elétrica e produção de vapor, para serem utilizados pela própria pintura. Deve-se entender como vem sendo solucionado o controle de emissões dos VOC e também caso a empresa já tenha adquirido um sistema de RTO para tratar os gases de saídas das estufas, propor uma forma de gerar energia elétrica através da oferta térmica do RTO. A texto estará centrado em procedimentos, métodos, uso de modelos matemáticos e físicos, uso de dados documentados levantados pelos departamentos de Manutenção e Planejamento Industrial da Planta de SCS, assim como, dados obtidos por estimação científica utilizando técnicas de balanços de massa nos limites de controle. Será objeto de estudo de viabilidade técnica e econômica, onde serão mostrados e quantificados os pontos positivos, pontos negativos e os riscos, como forma de informação científica para engendrar o arcabouço de conhecimento sobre este tema auxiliando o planejamento estratégico no que se refere a solucionar de forma ecologicamente correta os problemas de emissões de poluentes e consumo de energia obtendo: qualidade nos produtos, qualidade de vida e viabilização econômica para o complexo de uma montadora de veículos automotores.