Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

‘Impactos ambientais do automóvel’ análise numérica do ciclo termodinâmico de um motor de 170kW operando a gás natural

Não Disponível

Autor
Silva, José Augusto Marinho -
Orientador
Krieger Filho, Guenther Carlos
Defesa de tese
03 / 11 / 2005
Participantes da Banca
Krieger Filho, Guenther Carlos ; Oliveira Junior, Silvio; Hildebrand Júnior, Leonidas
Palavras-chave
Motores, Combustão, Gás Natural Veicular - GNV
Keywords
Não Disponível

Resumo

A principal contribuição deste trabalho de conclusão do curso de mestrado em Engenharia Automotiva, está associada com o estudo do comportamento termodinâmico do gás natural veicular na câmara de combustão dos motores automotivos. Torna-se possível através da simulação numérica, estimar o comportamento do motor em diversas circunstâncias de cargas, utilizando-se desde modelos de extrema simplicidade, devido as simplificações adotadas, até o aprofundamento da complexidade dos fenômenos ocorridos nos diversos tipos de motores. O objetivo principal deste trabalho é a elaboração de um modelo numérico para analisar o ciclo termodinâmico do motor Mercedes-Benz M366LAG, a fim de validar os dados numéricos com os dados obtidos experimentalmente, fornecidos pela Daimler-Chrysler do Brasil. Sob a ótica da Engenharia Automotiva, conclui-se que o modelo numérico desenvolvido apresentou resultados condizentes em relação a confrontação com os dados da pressão média efetiva do motor, obtidos em banco de prova.


Abstract
The contribution of this work in Automotive Engineering is one study of thermodynamic cicle of one automotive motor. The principal objective is the elaboration of one numerical model to analyzing the internal combustion engine at the Mercedes-Benz M366LAG. By the optical of Automotive Engineering, the numerical model desenvolved is satisfactory in relation with experimentals informations.