‘Impactos ambientais do automóvel’ análise numérica do ciclo termodinâmico de um motor de 170kW operando a gás natural
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A principal contribuição deste trabalho de conclusão do curso de mestrado em Engenharia Automotiva, está associada com o estudo do comportamento termodinâmico do gás natural veicular na câmara de combustão dos motores automotivos. Torna-se possível através da simulação numérica, estimar o comportamento do motor em diversas circunstâncias de cargas, utilizando-se desde modelos de extrema simplicidade, devido as simplificações adotadas, até o aprofundamento da complexidade dos fenômenos ocorridos nos diversos tipos de motores. O objetivo principal deste trabalho é a elaboração de um modelo numérico para analisar o ciclo termodinâmico do motor Mercedes-Benz M366LAG, a fim de validar os dados numéricos com os dados obtidos experimentalmente, fornecidos pela Daimler-Chrysler do Brasil. Sob a ótica da Engenharia Automotiva, conclui-se que o modelo numérico desenvolvido apresentou resultados condizentes em relação a confrontação com os dados da pressão média efetiva do motor, obtidos em banco de prova.