Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

A engenharia do uso e o processo de desenvolvimento de veículos

Usability Engineering and the Vehicle Development Process

Autor
Faria, Araripe José de -
Orientador
Sznelwar, Laerte Idal
Defesa de tese
08 / 11 / 2005
Participantes da Banca
Sznelwar, Laerte Idal;Abrahão, Julia Issy; Guéler, Gabriel Félix
Palavras-chave
Usabilidade, Engenharia do uso; Desenvolvimento de Produtos; Desenvolvimento de veículos
Keywords
Usability; User Centered Design; Product Development; Vehicle Development Process

Resumo

O objetivo deste estudo é unir o mundo do automóvel ao mundo do computador através da aplicação dos princípios do uso. O desafio está em definir os limites desta fronteira uma vez que a cada dia torna-se mais difícil estabelecê-la devido ao grande crescimento dos sistemas computadorizados presentes nos veículos modernos. Enquanto o usuário de computador tem sua
atenção completamente voltada ao uso do computador, o motorista, em sua tarefa de guiar o veículo, dedica seus recursos quase que totalmente ao trânsito ou ao ato de dirigir. Muito pouco de seu tempo pode ser consumido no uso de equipamentos ou dispositivos embarcados no automóvel, com o risco de colocar a atividade de dirigir em perigo. Pensando nisto, o estudo do uso deve ir além de simplesmente oferecer produtos adequados ao uso, oferecendo ao usuário satisfação, eficiência e efetividade. Deve também oferecer soluções que reduzam a carga relacionada às atividades paralelas a direção do veículo, através da prevenção de erros e melhoria no processo de aprendizagem do uso. O trabalho aplica a filosofia do desenvolvimento de produtos voltado ao uso ao processo de desenvolvimento de veículos mostrando que esta união é possível e necessária.


Abstract
The scope of this study is to join the worlds of the automobile and computer through the application of the usability principles. The challenge is to define the border between them, once each day becomes more difficult to establish this limit due to the fast growth of the computerized systems in the modern vehicles. While the computer’s user has its attention completely directed to the use of the computer, the driver, in its task to guide the vehicle, dedicates its resources to the traffic or to the act of driving. Just a small portion of the driver’s time can be expended in the use of on-board devices with the risk to put the driving activity in danger. Thinking about this, the usability study must go beyond simply offering adequate products to the user, customer satisfaction, efficiency and effectiveness. It must also offer solutions that reduce the related activity workload in parallel to the driver’s act, through the prevention of errors and improvement in the learnability process in use. This study applies the philosophy of user centered design to the vehicle development process showing that the merging between them is possible and necessary.