Desenvolvimento e aplicação de juntas em EPDM auto-lubrificadas para radiadores de resfriamento, em tecnologia mecânica, para veículos de passeio
Development and application of auto lubricated EPDM gaskets for mechanical techhnology cooling radiators, for passenger cars
Com o aumento na produção de veículos automotores para atender aos mercados locais e globais, notadamente os do segmento de entrada (A/B), e a busca cada vez maior dos consumidores por automóveis que apresentem melhor custo-benefício, as melhorias técnicas no processo produtivo são essenciais à manutenção da competitividade para os fabricantes de autopeças. No processo de montagem de radiadores de resfriamento veicular, do tipo mecânico (fixação dos tubos às aletas por expansão), a lubricidade das juntas é um aspecto importante para uma montagem dos diversos componentes que garanta a adequada estanqueidade do conjunto. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é validar a utilização em produção seriada de juntas em EPDM auto-lubrificada na montagem de radiadores de tecnologia mecânica, substituindo juntas pós-lubrificadas atualmente em uso. Como esta substituição resultará em redução no custo de fabricação tanto da junta quanto dos radiadores, o desenvolvimento tecnológico contou com a colaboração do fornecedor na formulação e processamento do composto auto-lubrificante. Além dos aspectos técnicos ligados às propriedades físico-químicas deste composto e ao fenômeno migratório do aditivo de deslizamento à superfície da junta, foram analisados o comportamento dimensional, realizados testes de validação da junta auto-lubrificada na linha de montagem de radiadores para avaliação de indicadores de rejeitos da linha de montagem, e levantados os valores de força de inserção na interface da junta para quantificar a redução da força de atrito pela migração do lubrificante à superfície do EPDM. O resultado do trabalho demonstrou a viabilidade técnico-comercial (com retorno do investimento em 1 ano) na utilização do composto auto-lubrificado, pela redução de custo direto na compra do componente junta, redução de rejeitos de linha na montagem do radiador e determinação de um critério quantitativo para controle da condição de lubrificação da junta, até então feito subjetiva.