Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Validação experimental de uma metodologia de cálculo da vida à fadiga para mancais hidrodinâmicos

Experimental Validation of a Fatigue Life Calculation Methodology for Hydrodinamic Bearings

Autor
Arnold, Karl Frederich -
Orientador
Massarani, Marcelo
Defesa de tese
22 / 09 / 2005
Participantes da Banca
Massarani, Marcelo ;Souza, Roberto Martins; Tomanik,Antonio Eduardo Meirelles
Palavras-chave
Fadiga dos materiais, Mancais, Bronzinas, Motores
Keywords
Materials fatigue, Bearings,Engines.

Resumo

O presente trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da vida e do coeficiente de segurança à fadiga, ou “fatigue factor”, para mancais hidrodinâmicos (bronzinas).
A metodologia proposta é confrontada com os resultados de um teste de fadiga dos referidos componentes, no qual se determina o limite de resistência à fadiga, ou “endurance limit”, pela análise estatística dos dados pelo método Staircase. Tal confrontação de resultados possibilita não só a validação experimental da metodologia proposta para a condição do teste efetuado, como também a proposição de futuros estudos com a finalidade de se estender o uso da metodologia não somente para bronzinas fabricadas com outros materiais, como também para a previsão da fadiga na condição de operação dos motores de combustão interna automotivos e também sua utilização em outros componentes mecânicos, como por exemplo molas de suspensão, desde que trabalhem em regime elástico.


Abstract
The present work proposes a calculation methodology to predict the fatigue life as well as the fatigue safety factor, called fatigue factor, for plain bearings and confront it with a fatigue test result, performed to determine the endurance limit with the Staircase statistical analysis method, to validate the methodology. Future studies are proposed to extend the methodology validation not only to bearings made with different materials, but also to predict fatigue on bearings under operation conditions of automotive engines and its usage to other mechanical components under linear elastic behavior, such as suspension springs.