Proposta de controlador fuzzy para transmissão continuamente variável
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Os carros de passageiro equipados com a Transmissão Continuamente Variável (CVT) podem variar a sua velocidade sem a necessidade de trocas intercaladas, utilizadas em câmbios convencionais, de modo que esta variação se torna imperceptível ao motorista.
Apesar dos princípios da Transmissão Continuamente Variável e da Transmissão infinitamente Variável (CVT/IVT) terem sido descobertos a aproximadamente cem anos, a aplicabilidade do sistema só foi possível com o avanço na tecnologia dos materiais, com a obtenção de materiais mais duráveis, controles eletrônicos mais sofisticados e melhores lubrificantes.
Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto do controle de uma Transmissão Continuamente Variável (CVT) com a finalidade de se otimizar o consumo de combustível de um veículo automotor, usando a Lógica Fuzzy (Lógica Nebulosa) e o modelo dinâmico do veículo para se obter economia de combustível, com o controle do desempenho e da velocidade dinâmica.
A Lógica Fuzzy tem recebido considerável importância na elaboração de algoritmos de controle, principalmente, onde a modelagem se torna difícil, por exemplo, em sistemas não lineares. As técnicas de controle baseiam-se nas estratégias PI Fuzzy.
A Lógica Fuzzy pode ser desenvolvida através das seguintes maneiras:
• Baseando-se no conhecimento de um especialista.
• Pelo emprego de métodos de otimização.
• Pela definição de uma metodologia.
Através da observação da esperteza e da experiência de um especialista permitem a construção de um conjunto de regras heurísticas para a implementação do controlador Fuzzy, não necessitando, portanto de etapas complexas correspondentes à modelagem do processo.
Para a descrição das regras lingüísticas de controle, assim como da base de regras, foram utilizadas informações qualitativas obtidas de especialistas e quantitativas fundamentadas em conceitos matemáticos.
Foram ainda abordadas as definições de base de regras, das regras lingüísticas, das funções de pertinência e sintonia dos fatores de escala.
A motivação deste trabalho é o de se implementar uma estrutura que utiliza uma base de regras equivalente à de um controlador nebuloso PI. São apresentadas neste trabalho simulações sobre a aplicabilidade dos conceitos.