Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Proposta de controlador fuzzy para transmissão continuamente variável

Não Disponível

Autor
Danczkay, Gyozo Zoltán -
Orientador
Alves, Marcelo Augusto Leal
Defesa de tese
21 / 09 / 2005
Participantes da Banca
Álves, Marcelo Augusto Leal ; Lima, Raul Gonzáles; Tannuri,Eduardo A.
Palavras-chave
CVT (Controle; Otimização) ,Indústria automotiva,Fuzzy
Keywords
Continuously Variable Transmission, CVT, CVT Control, FUZZY.

Resumo

Os carros de passageiro equipados com a Transmissão Continuamente Variável (CVT) podem variar a sua velocidade sem a necessidade de trocas intercaladas, utilizadas em câmbios convencionais, de modo que esta variação se torna imperceptível ao motorista.

Apesar dos princípios da Transmissão Continuamente Variável e da Transmissão infinitamente Variável (CVT/IVT) terem sido descobertos a aproximadamente cem anos, a aplicabilidade do sistema só foi possível com o avanço na tecnologia dos materiais, com a obtenção de materiais mais duráveis, controles eletrônicos mais sofisticados e melhores lubrificantes.

Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto do controle de uma Transmissão Continuamente Variável (CVT) com a finalidade de se otimizar o consumo de combustível de um veículo automotor, usando a Lógica Fuzzy (Lógica Nebulosa) e o modelo dinâmico do veículo para se obter economia de combustível, com o controle do desempenho e da velocidade dinâmica.

A Lógica Fuzzy tem recebido considerável importância na elaboração de algoritmos de controle, principalmente, onde a modelagem se torna difícil, por exemplo, em sistemas não lineares. As técnicas de controle baseiam-se nas estratégias PI Fuzzy.

A Lógica Fuzzy pode ser desenvolvida através das seguintes maneiras:
• Baseando-se no conhecimento de um especialista.
• Pelo emprego de métodos de otimização.
• Pela definição de uma metodologia.

Através da observação da esperteza e da experiência de um especialista permitem a construção de um conjunto de regras heurísticas para a implementação do controlador Fuzzy, não necessitando, portanto de etapas complexas correspondentes à modelagem do processo.

Para a descrição das regras lingüísticas de controle, assim como da base de regras, foram utilizadas informações qualitativas obtidas de especialistas e quantitativas fundamentadas em conceitos matemáticos.

Foram ainda abordadas as definições de base de regras, das regras lingüísticas, das funções de pertinência e sintonia dos fatores de escala.

A motivação deste trabalho é o de se implementar uma estrutura que utiliza uma base de regras equivalente à de um controlador nebuloso PI. São apresentadas neste trabalho simulações sobre a aplicabilidade dos conceitos.


Abstract
Passenger's cars equipped with the Continually Variable Transmission (CVT) can vary his speed without the need steps changes. This variation becomes imperceptible to the driver. In spite of the Transmission Continually Variable and of the Transmission infinitely Variable (CVT/IVT) have been discovered about a hundred year, the applicability of the system was only possible with the technology and materials progress, with more durable materials, more sophisticated electronic controls and best lubricants. This work presents a methodology for the project of the control of a CVT, with fuel consumption optimization, obtained by the use of Fuzzy Logic Ratio Control. The Fuzzy logic has been receiving considerable attention in the elaboration of control algorithms, mainly, where the modeling becomes difficult to implement, for instance, in non lineal systems. The Fuzzy Logic can be developed through the following ways: • Basing on a specialist's knowledge. • By the use of optimization methods. • For the definition of a methodology. The observation of the smartness and experience of a specialist's, allow the construction of a group of heuristic rules for controller Fuzzy implementation, therefore don’t need of complex stages corresponding to the modeling of the process. For linguistic rules, and base of rules description, was used qualitative and quantitative information based on drive experience and in mathematical concepts. The definitions of base and linguistic rules, pertinence functions and syntony of the scale factors was still approached. The motivation of this work is to implement a structure that uses an equivalent base of rules of a fuzzy controller PI. They are presented in this work simulations on the applicability of the concepts