Redução dos custos de manufatura da GM Powertrain, através da padronização, comparação dos resultados entre diversas plantas e utilização das melhores práticas
GM Powertrain Manufacturing Cost Reduction, Through the Standardization, Results Comparison and “Best Practices”Application.
Este trabalho tem o propósito de apresentar uma metodologia simples e prática de redução de custos focada na manufatura dentro da indústria automotiva, mais especificamente na produção de motores e transmissões. A metodologia descrita neste trabalho é chamada de Novo Programa de Redução de Custos e utiliza os conceitos básicos de redução de custos aliados à facilidade para troca de sinergia, experiência e informação, propiciada pela formação da “Joint Venture” Fiat/ GM
Powertrain, composta por 16 fábricas produtivas e 7 centros de engenharia distribuídos geograficamente em 11 países, com cerca de 25.500 empregados e uma produção superior a 9 milhões de motores e transmissões por ano.
O Novo Programa de Redução de Custos consiste basicamente em cinco fases. Na primeira fase são definidos os parâmetros e ítens comuns a todas as fábricas, que serão medidos, melhorados e comparados.
Na segunda fase o programa propõe um desdobramento do orçamento financeiro, onde o valor total deste orçamento é dividido até o chão de fábrica, alocando um valor específico para cada departamento.
Durante a terceira fase os valores alocados em cada departamento são analisados detalhadamente por uma equipe multifuncional, com a finalidade de encontrar iniciativas que reduzam os custos estimados no orçamento original.
A quarta fase é composta por: (1) Compilação de todas as iniciativas geradas em todos os departamentos, onde as mesmas são agrupadas por ítem de composição do orçamento definidos na primeira fase (2) Divulgação destas iniciativas para todos
os departamentos internos, bem como para todas as fábricas, para que estas iniciativas possam ser analisadas e aproveitadas e (3) Recebimento das iniciativas geradas por outras fábricas, seguidas de uma análise de viabilidade de aproveitamento interno.
Na quinta e última fase é feito um monitoramento da implementação de todas as iniciativas com seus respectivos resultados financeiros e mensalmente estes resultados são discutidos com a alta gerência das fábricas para nivelamento de informações e retirada de possíveis barreiras no processo.
A implementação deste programa dentro da GM Powertrain tem mostrado que quando os custos de manufatura são analisados detalhadamente por todos os níveis hierárquicos da empresa, a conscientização sobre os mesmos cresce significativamente, gerando diversas soluções e iniciativas simples sem necessidade de grandes investimentos na sua adoção gerando uma grande redução de custos de manufatura.