Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Redução dos custos de manufatura da GM Powertrain, através da padronização, comparação dos resultados entre diversas plantas e utilização das melhores práticas

GM Powertrain Manufacturing Cost Reduction, Through the Standardization, Results Comparison and “Best Practices”Application.

Autor
Oliveira, Francisco -
Orientador
Brunstein, Israel
Defesa de tese
28 / 09 / 2005
Participantes da Banca
Brunstein, Israel ; Martins, Sonia Servilha; Massote, Alexandre Augusto
Palavras-chave
Manufatura (Custos; Redução)
Keywords
manufacturing (cost; reduction)

Resumo

Este trabalho tem o propósito de apresentar uma metodologia simples e prática de redução de custos focada na manufatura dentro da indústria automotiva, mais especificamente na produção de motores e transmissões. A metodologia descrita neste trabalho é chamada de Novo Programa de Redução de Custos e utiliza os conceitos básicos de redução de custos aliados à facilidade para troca de sinergia, experiência e informação, propiciada pela formação da “Joint Venture” Fiat/ GM
Powertrain, composta por 16 fábricas produtivas e 7 centros de engenharia distribuídos geograficamente em 11 países, com cerca de 25.500 empregados e uma produção superior a 9 milhões de motores e transmissões por ano.
O Novo Programa de Redução de Custos consiste basicamente em cinco fases. Na primeira fase são definidos os parâmetros e ítens comuns a todas as fábricas, que serão medidos, melhorados e comparados.
Na segunda fase o programa propõe um desdobramento do orçamento financeiro, onde o valor total deste orçamento é dividido até o chão de fábrica, alocando um valor específico para cada departamento.
Durante a terceira fase os valores alocados em cada departamento são analisados detalhadamente por uma equipe multifuncional, com a finalidade de encontrar iniciativas que reduzam os custos estimados no orçamento original.
A quarta fase é composta por: (1) Compilação de todas as iniciativas geradas em todos os departamentos, onde as mesmas são agrupadas por ítem de composição do orçamento definidos na primeira fase (2) Divulgação destas iniciativas para todos
os departamentos internos, bem como para todas as fábricas, para que estas iniciativas possam ser analisadas e aproveitadas e (3) Recebimento das iniciativas geradas por outras fábricas, seguidas de uma análise de viabilidade de aproveitamento interno.
Na quinta e última fase é feito um monitoramento da implementação de todas as iniciativas com seus respectivos resultados financeiros e mensalmente estes resultados são discutidos com a alta gerência das fábricas para nivelamento de informações e retirada de possíveis barreiras no processo.
A implementação deste programa dentro da GM Powertrain tem mostrado que quando os custos de manufatura são analisados detalhadamente por todos os níveis hierárquicos da empresa, a conscientização sobre os mesmos cresce significativamente, gerando diversas soluções e iniciativas simples sem necessidade de grandes investimentos na sua adoção gerando uma grande redução de custos de manufatura.


Abstract
This work has the purpose to present a simple and practical cost reduction methodology focused in the manufacturing activities at the automotive industry, more specifically in the engines and transmissions production. The methodology described in this work is called New Cost Reduction Program and it uses the basic concepts of cost reduction allied to the easiness for transfer of sinergy, experience and information, propitiated by the creation of Fiat GM Powertrain joint venture, composed by 16 productive plants and 7 engineering centers distributed geographically at 11 countries, with about 25500 employees and a superior production to 9 million motors and transmissions a year. The New Cost Reduction Program is based on five phases. In the first phase the parameters and common items to all plant are defined, measured, improved and compared. In the second phase the program proposes a critical financial analysis of the budget, where the total value of this budget is divided to the plant floor, allocating a value specifies for each department. During the third phase the values allocated in each department are analyzed in full detail by a multi-functional team, with the purpose to find cost reduction opportunities in the original budget. The fourth phase is composed by: (1) Collection of all internal initiatives created by all departments, then will be grouped by cost item of the budget, defined in the first phase, (2) Publication of these initiatives for all internal departments, as well as for all others plants, so that these initiatives can be analyzed and implemented (3) Collection of all external initiatives created by others plant, following by an analysis of viability for internal implementation. On fifth and last phase is made a follow up of the implementation status for all initiatives with their respective financial results and monthly these results are discussed with the high level managers for information leveling and road blocks elimination. The implementation of this program inside of GM Powertrain has been showing that when the manufacture costs are analyzed in full detail by all hierarchical levels of the company the understanding and awareness grows significantly, generating several solutions and simple initiatives with low implementation cost and with significant manufacturing cost reduction.