Comparação do desempenho de frenagem simulada x experimental de um veículo de passeio com freios hidráulicos e ABS
Comparative analysis of simulated and experimental braking performance of a car with hydraulic brakes and ABS
Este trabalho investiga a viabilidade de se utilizar um programa de computador para simular o desempenho dinâmico de um veículo de passeio com ABS. Comprovadamente, o ABS pode auxiliar na redução nos índices de acidentes de trânsito
e sua gravidade. Assim, a razão para esta investigação está na busca por uma alternativa capaz de reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de um sistema de freios com ABS, permitindo, com isso, um maior acesso da sociedade brasileira a esta tecnologia. O programa testado pertence ao Laboratório Computacional Veicular da Escola de Engenharia de São Carlos, e vem sendo utilizado com sucesso em simulações veiculares há anos. Como base para a comparação, foi utilizado um veículo de passeio instrumentado para a aquisição de sinais, os quais foram depois comparados com os resultados previstos pela simulação. Ao final do trabalho, o resultado foi bastante positivo e pode ser melhorado ainda mais, com a adoção de alguns critérios descritos no capítulo de conclusões, num futuro curso de doutorado. Não se pode afirmar que a totalidade dos testes experimentais pode ser substituída pela simulação, no entanto, o custo associado à quantidade de protótipos necessários para um desenvolvimento completo do sistema de freios com ABS pode, seguramente, ser reduzido.