Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Comparação do desempenho de frenagem simulada x experimental de um veículo de passeio com freios hidráulicos e ABS

Comparative analysis of simulated and experimental braking performance of a car with hydraulic brakes and ABS

Autor
Gardinalli, Geraldo José -
Orientador
Canale, Antonio Carlos
Defesa de tese
27 / 09 / 2005
Participantes da Banca
Canale, Antonio Carlos;Gueler, Gabriel Félix; Iombriller, Silvia Faria
Palavras-chave
Freios hidráulicos, Frenagem (Dinâmica; Simulação), Freios ABS, Segurança veicular
Keywords
Hidraulic Brakes, Braking (Dynamics, Simulation), Anti Lock Brake System - ABS, Vehicular Safety, University of São Paulo. Polithecnic School

Resumo

Este trabalho investiga a viabilidade de se utilizar um programa de computador para simular o desempenho dinâmico de um veículo de passeio com ABS. Comprovadamente, o ABS pode auxiliar na redução nos índices de acidentes de trânsito
e sua gravidade. Assim, a razão para esta investigação está na busca por uma alternativa capaz de reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de um sistema de freios com ABS, permitindo, com isso, um maior acesso da sociedade brasileira a esta tecnologia. O programa testado pertence ao Laboratório Computacional Veicular da Escola de Engenharia de São Carlos, e vem sendo utilizado com sucesso em simulações veiculares há anos. Como base para a comparação, foi utilizado um veículo de passeio instrumentado para a aquisição de sinais, os quais foram depois comparados com os resultados previstos pela simulação. Ao final do trabalho, o resultado foi bastante positivo e pode ser melhorado ainda mais, com a adoção de alguns critérios descritos no capítulo de conclusões, num futuro curso de doutorado. Não se pode afirmar que a totalidade dos testes experimentais pode ser substituída pela simulação, no entanto, o custo associado à quantidade de protótipos necessários para um desenvolvimento completo do sistema de freios com ABS pode, seguramente, ser reduzido.


Abstract
This study investigates the feasibility of applying a software to simulate the dynamics performance of passenger cars with ABS and hydraulic brakes. It is already proved that ABS represents an additional support for the mitigation of traffic accidents, and severity of personal injuries as well. Thus, the aim of this study is to investigate an alternative that enables reduction of time and costs of developing a braking systems with ABS, consequently, allowing major access of the Brazilian society to this technology benefits. The software tested belongs to the Laboratório Computacional Veicular da Escola de Engenharia de São Carlos, and is being been used in several vehicular simulations for many years, successfully. On comparison basis, a passenger car was prepared with data acquisition system for collecting signals, which were compared with the results foreseen by the simulation. The end of the study presented positive results, which can be even improved with the adoption of some criteria described in the conclusion chapter, for a future doctoral course. We cannot say that simulation may replace the total experimental tests yet, but the prototype quantities and their costs for an entire development of a brake system with ABS, may be reduced, surely.