Contribuição ao desenvolvimento de projeto de carrocerias automotivas utilizando adesivo estrutural para junção de chapas metálicas
Contribution to the Development of Project of Automotive Body Structure using Structural Adhesive for junction of sheet metals
O desafio de um projeto de estrutura metálica de carroceria veicular, é aumentar a rigidez do conjunto, reduzindo o peso total, a fim de possibilitar melhor relação peso/potência, o que representará menor consumo e emissão de gases nocivos à atmosfera.
Este trabalho propõe-se analisar o uso do adesivo estrutural, associado ou não à solda a ponto por resistência (solda-ponto) e sua real contribuição na formação das novas carrocerias, possibilitando a rigidez estrutural necessária com redução de peso (eliminação de reforços adicionais).
Serão realizados testes em corpos de prova de chapa metálica com acabamentos superficiais de uso comum na indústria automobilística unidos por adesivo epóxi estrutural (material de produção na GMB – General Motors do Brasil), por solda a ponto e pelo conjunto dos dois sistemas de união (adesivo + solda ponto), seguindo testes-padrão ASTM (American Society for Testing and Materials), SAE (Society of Automotive Engineers) e normas da GM (General Motors Corporation).
Os resultados serão analisados a fim de definir parâmetros da união de chapas metálicas para a aplicação do adesivo estrutural associado ou não à solda-ponto, formato da flange, quantidade, posição e características do adesivo e/ou solda-ponto.
A proposta é definir os conceitos para projeto da flange de união, distribuição de esforços, aplicação do adesivo e/ou solda ponto garantindo rigidez estrutural com baixo peso estrutural.