Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Proposta de análise da contribuição dos componentes do conjunto propulsor de um veículo em aceleração no ruído externo gerado (pass-by noise) – estudo de caso com veículo comercial leve

A proposal for the powertrain components pass-by noise contribution – Case study with a mid size pick up

Autor
Cavalcanti, José Lincoln Lopes -
Orientador
Bistafa, Sylvio Reynaldo
Defesa de tese
03 / 10 / 2005
Participantes da Banca
Bistafa, Sylvio Reynaldo ; Barbosa, Roberto Spinola; Garzeri, Flávio José
Palavras-chave
Propulsão,Veículos comerciais,Veículos leves sobre pneus,Estudo de caso
Keywords
external noise, experimental simulation, powertrain, mid-size pickups

Resumo

O presente trabalho revisa os métodos empregados atualmente pela indústria automobilística no desenvolvimento do ruído externo gerado por veículos, segundo o procedimento de teste descrito pela norma ISO 362 – Ruído gerado por veículos automotores em aceleração (pass-by noise – PBN). Nesta revisão contrasta-se os métodos convencionais, que partem da medição com o próprio protótipo ou veículo funcional, com os métodos propostos por publicações mais recentes, que fazem uso da simulação a partir de dados experimentais. É dada ênfase nesta segunda categoria de métodos, pela possibilidade de predição do valor de ruído do veículo a partir de dados de ruído dos componentes do seu sistema propulsor. É apresentada uma proposta de método a ser seguido para a predição do nível global de pass-by noise (PBN) do veículo a partir dos valores de potência sonora de seus componentes, bem como um estudo de caso com um veículo comercial leve utilizando o método proposto. Finalmente, é apresentada uma análise crítica dos resultados e são apresentadas as sugestões para a melhoria do método.


Abstract
This paper revises the methods currently used by the automotive industry for developing the pass-by noise (PBN) according to the ISO 362 test procedure. In this revision, conventional methods based on measurements performed with functional prototypes or vehicles are compared with methods proposed by more recent publications, which use experimental simulation. This second methodology, which enables the prediction of the vehicle pass-by noise from noise radiation data from its powertrain components, is emphasized. A method using the radiated noise power from powertrain subsystems to predict the pass-by noise (PBN) is proposed and a case study using this method with a mid size pick up is presented. Finally, a critical analysis of the experimental data is carried out and improvements for the method are proposed.