Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Modelagem e simulação de veículos elétricos híbridos

Modeling and Simulation of Small Hybrid

Autor
Oliveira, Eude Cezar de -
Orientador
Donha, Decio Grisol
Defesa de tese
18 / 10 / 2005
Participantes da Banca
Donha, Decio Grisol; Fleury, Agenor de Toledo; Iombriller, Silvia Faria
Palavras-chave
Veículos Híbridos; Bateria; Motor de Indução; Advisor
Keywords
Hybrid Vehicles; Battery; Induction Motor; Advisor

Resumo

As questões relativas à eficiência energética, proteção do meio ambiente, redução das reservas mundiais de combustível têm feito com que cresça rapidamente o interesse das montadoras de automóveis por novas tecnologias de propulsão veicular, que sejam mais eficientes e menos poluentes que os sistemas de propulsão convencionais.
Uma alternativa que vem sendo considerada são os veículos elétricos híbridos (VEHs). Os VEHs combinam os benefícios de veículos elétricos com as características de um veículo convencional.
A proposta deste trabalho é estudar as principais características dos VEHs, realizando simulações para mostrar o desempenho, níveis de emissões e o comportamento de seus principais componentes, as baterias e os motores elétricos.
Neste trabalho faremos uma comparação entre as duas configurações de VEH mais aplicadas: série e paralelo, e a simulação será realizada usando-se o programa ADVISOR (ADvanced VehIcle SimulatOR), desenvolvido pela National Renewable Energy Laboratory (NREL) e Argonne National Laboratory (ANL).


Abstract
Auto manufacturers are increasingly looking for changes to conventional powertrain technologies to meet the challenge of developing more fuel efficient and less polluting vehicles. One alternative under consideration is that of hybrid electric vehicles (HEVs). An HEV combines the benefits of electric vehicles with the features of a conventional vehicle that consumers expect. The goal of the research in this work is to: * Model the main HEV components the motor and battery. * Compare the two major HEV configurations: the series and parallel. The number of possible topologies of the HEV is increasing drastically by adding more clutches, electric machines and other components. Therefore only two HEV configurations are chosen for the comparison on this work. * Model of the vehicle is developed using ADVISOR, an Advanced Vehicle Simulator that handles the energy flow and fuel usage within the vehicle drivetrain and the energy conversion components.