Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Desenvolvimento de um sistema de pára-choques de veículos de passeio com sistema de fixação otimizada

Passenger vehicle energy absorber system development with optimized attachment method

Autor
Santolia Junior, Filippo -
Orientador
Stipkovic Filho, Marco
Defesa de tese
19 / 10 / 2005
Participantes da Banca
Stipkovic Filho, Marco; Batalha, Gilmar Ferreira; Slva, Íris Bento
Palavras-chave
Pára-choque; plástico; evolução; estética; qualidade
Keywords
Fascia; plastic; evolution; esthetics; quality

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar, analisar e propor um sistema otimizado de sistema de fixação de pára-choques em veículos de passeio. Será demonstrado o sistema utilizado em veículos fabricados no Brasil desde os anos 50, onde detalhadamente serão observados suas características relacionadas a desempenho, estética e custo produtivo. Entretanto, será dado maior enfoque ao processo evolutivo de pára-choques a partir do início da década de 80, onde se verificou o início da manufatura de pára-choques em plástico, que ao longo dos últimos anos confirmou-se como conceito adotado por quase que a totalidade das montadoras. Notadamente, o sistema de pára-choques sofre mudanças contínuas no seu aspecto estético, seguindo tendências de estilo mundial e, portanto demanda novos sistemas de fixação que sejam robustos, propiciem fácil manutenção e baixo custo. O trabalho demonstra o processo evolutivo do sistema de fixação de pára-choques para veículos de passeio, onde é possível avaliar a crescente demanda por qualidade nos últimos anos, principalmente num mercado extremamente competitivo como o automotivo.
Serão avaliados os requisitos estéticos necessários atualmente e proposto um sistema de fixação que atenda a esta necessidade. Os resultados obtidos demonstrarão um produto final que satisfaça aos seus requisitos de qualidade e demonstrará também a importância de se ao desenvolver produtos, ter seus fornecedores como parceiros, além de uma estratégia de validação eficiente e ferramentas adequadas de desenvolvimento técnico.


Abstract
This report has the objective of demonstrate, analyze and propose an optimized fascia attachment system on light vehicles. It will be demonstrated the system used by vehicles manufactures in Brazil since the fifties, where it will be displayed in details its characteristics related to performance, esthetics and manufacturing cost. Meanwhile, the report will focus on fascias manufactured since the beginning of eighties, where plastic fascias began to be manufactured and actually, has become an adopted concept by the great majority of car manufacturers. In a impressive way, the fascia system has continuous changes on its esthetics aspects, following world stylish tendencies thus it requires new attachment system which provide robustiveness, easy maintenance and low cost. The report will demonstrate the attachment system evolutive process on passenger vehicles, where it will be possible to evaluate the increasing demand for quality, mainly on a very competitive market as the automotive. It will be evaluated the esthetics requirements actually demanded and proposed an attachment system which meets it. The obtained results will show a final product, which meets quality targets, and demonstrate the importance of supplier’s partnership, a efficient strategy and appropriate development tools, when new products are developed.