Efeito da temperatura do líquido de arrefecimento na produção de emissões poluentes de motor de ignição por faísca
COOLING TEMPERATURE EFFECTS IN THE POLLUTANT EMISSIONS PRODUCTION OF A SPARK IGNITION ENGINE
O presente trabalho tem como objetivo estudar o efeito da temperatura da água de arrefecimento de motores de combustão interna de ignição por faísca na produção de gases poluentes de escapamento.
Para tanto, inicialmente, foram realizados ensaios de emissão em regime permanente num motor montado em dinamômetro de bancada e desprovido de catalisador, envolvendo um número relativamente pequeno de condições de carga e de rotação de funcionamento.
Após ter sido identificada uma faixa de temperaturas para a qual eram obtidas as menores produções de gases poluentes de escapamento regulamentados, sem comprometimento dos demais parâmetros de desempenho, buscou-se, por meio de ensaio em regime transiente deste mesmo motor, agora montado num veículo conceitual, verificar a adequação dos resultados obtidos anteriormente.
O veículo, também sem catalisador e com o motor equipado alternadamente com três válvulas termostáticas foi, então, ensaiado em dinamômetro de chassis com o intuito de reproduzir a operação do sistema de arrefecimento com temperaturas superiores, inferiores e similares àquelas da faixa definida no ensaio de bancada.
Considerando as particularidades dos procedimentos dos dois tipos de ensaio, a verificação desejada foi realizada com o uso de uma ferramenta de análise, desenvolvida com a finalidade de estabelecer uma correspondência entre os resultados obtidos nos dois tipos de ensaio.
Apesar da forma simplificada com que esta ferramenta foi aplicada, foi possível inferir, exceto pelas emissões de hidrocarbonetos, que em ambos os casos as faixas de temperatura de operação adequadas do sistema de arrefecimento eram coincidentes.
Caso a correspondência obtida se demonstre consistente para outros motores após seu necessário aprimoramento, é possível vislumbrar o estabelecimento de uma correlação entre os dois métodos e uma reorientação nos procedimentos hoje existentes de ensaios de emissões de poluentes com possível simplificação e redução nos custos destes mesmos ensaios.