Influência do aumento da utilização da largura da banda passante da rede de comunicação de um veículo automotivo
Influence of the Bandwidth Use Increase of a Vehicle Communication System Network
A dependência do uso de computadores em veículos automotivos tem crescido muito nos últimos 20 anos, desde o desenvolvimento do primeiro sistema eletrônico de segurança ativa, o ABS. No entanto, novos sistemas e novas funções são adicionadas a cada ano e sistemas de aeronaves, tais como Fly-By-Wire, Brake-By-Wire, Steer-By-Wire, caracterizados por serem sistemas críticos de segurança (safety-critical), nos quais os sistemas puramente mecânicos dão lugar a sistemas mecatrônicos, começam a ser utilizados em veículos terrestres, que demandam alta taxa de transmissão de mensagens, determinismos, redundância e mecanismos de detecção de falhas. Um caminhão Scania contém atualmente mais de 20 computadores embarcados ou ECUs (Electronic Control Unit = Unidade Eletrônica de Controle), que controlam as diversas funções utilizadas para sua aplicação. Estima-se que, em dez anos, esse número venha a crescer ainda mais e que, no futuro, sistemas X-By-Wire também serão contemplados em veículos pesados, como os caminhões. Sendo assim, faz-se necessária uma avaliação dos protocolos atualmente utilizados pela Scania para saber se as novas demandas serão atendidas. Este trabalho tem como objetivo estudar a influência do aumento da demanda de mensagens na largura da banda passante do sistema de comunicação de um veículo pesado e propor alternativas para a solução do problema.