Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo de viabilidade de sistema de direção para as rodas traseiras de automóveis de baixo custo

Não Disponível

Autor
Rettori, Geancarlo Guedes -
Orientador
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Defesa de tese
22 / 11 / 2005
Participantes da Banca
Salvagni, Ronaldo de Breyne ; Alves, Marcelo Augusto Leal; Perseguim, Ordilon Terreri
Palavras-chave
Automóveis “populares” - Viabilidade - Direção - Rodas Traseiras
Keywords
Economy cars (“Popular” Automobiles) - Feasibility - Steer - Rear Wheels

Resumo

A crescente ocupação do espaço para tráfego e estacionamento nas ruas, garagens e estacionamentos, criou a necessidade de maior agilidade de manobra dos veículos. Este trabalho mostra a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de um mecanismo direcional de baixo custo para as rodas traseiras de automóveis. Este sistema tem por função facilitar as manobras de estacionamento, pela redução dos raios de curva do veículo decorrente da ação do esterçamento das rodas traseiras. A categoria de veículos enfocada é a dos chamados veículos pequenos (“populares”), que tem representado nos últimos anos aproximadamente 65% das vendas no mercado nacional brasileiro. Tendo em vista esta premissa, o desenvolvimento do trabalho foi conduzido para que o sistema seja o mais simples e barato possível. Atendendo, obviamente, aos requisitos técnicos de desempenho, segurança, confiabilidade e durabilidade. Os resultados mostraram que entre quatro soluções tecnicamente viáveis apenas uma atendeu aos limites de custo impostos. Esta solução viável consiste basicamente em acionar o esterçamento das rodas traseiras por meio de um motor-atuador elétrico, comandado por um interruptor, que se liga após um determinado deslocamento da cremalheira do mecanismo de direção, correspondente a certo ângulo de giro do volante. O preço de venda ao público deste sistema opcional corresponde a apenas 3,4% do preço do automóvel básico.


Abstract
The increasing need for space in streets and parking lots requires improved handling agility in maneuvers of automobiles. This work shows the technical and economic feasibility of the development of a low cost rear wheel steering mechanism for automobiles. This system will facilitate parking maneuvers by the reduction of turning radius caused by the steering of rear wheels. The market segment considered for this study is the economy car (“popular”), which in the last years comprised about 60% of the Brazilian market. With this objective in mind the work was conducted looking for simple, low cost solutions, obviously complying to requirements of performance, safety and reliability. The results show that out of four technically feasible solutions, only one was approved due to strict cost limitations. This viable solution basically consists of steering the rear wheels with an electric motor–actuator, started by a micro switch operated by the displacement of the steering rack. This displacement corresponds to an angle of turning of the steering wheel, typical of a parking maneuver. Technical objectives are shown to be attainable as well as the cost limits since this optional item will not exceed 3,4% of the price of the base vehicle.