Estudo comparativo entre coxim hidraúlico e coxim elastomérico, aplicados ao sistema de apoio do motor automotivo
Comparative Study between Hydraulic and Elastomeric mount, both applied for automotive engine mount system
Devido a forte concorrência dentro do mercado automobilístico, aspectos como qualidade e custo tornam-se prioritários na busca de competitividade. Diversas empresas trabalham em propostas visando a redução de custo sem perda de qualidade. Diversos veículos dentro do mercado brasileiro usam o coxim hidráulico no sistema de apoio do motor. A proposta inicial visa substituição deste coxim por um coxim elastomérico. Seguindo esta proposta, temos este Trabalho de Conclusão
de Curso que visa apresentar comparativamente o comportamento entre o coxim hidráulico e o coxim elastomérico. Além da bibliografia pesquisada, realizamos o estudo comparativo experimental com peças físicas avaliadas conforme especificações utilizadas pela industria automobilística. Observamos que o coxim elastomérico apresentou substancial melhoria desde os anos 70 melhorando seu desempenho quanto a isolação de vibração principalmente na gama de alta freqüência. O coxim hidráulico por sua vez apresenta alto amortecimento na gama de baixa freqüência, mas seu desempenho quanto a isolação de vibração na gama de alta freqüência não supera o desempenho do coxim elastomérico. Devido ao custo do coxim elastomérico ser cerca de três vezes menor do o custo do coxim hidráulico, o mesmo torna-se grande atrativo para compor o sistema de apoio do motor, além do custo, é claro que deve se avaliar o desempenho quanto ao conforto do usuário, onde
novos estudos em laboratórios especializados deverão ser realizados.