Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo comparativo entre coxim hidraúlico e coxim elastomérico, aplicados ao sistema de apoio do motor automotivo

Comparative Study between Hydraulic and Elastomeric mount, both applied for automotive engine mount system

Autor
Barbetti, Marcos Rogerio Sanches -
Orientador
Barbosa, Roberto Spinola
Defesa de tese
19 / 08 / 2005
Participantes da Banca
Barbosa, Roberto Spinola ;Hernandez, Alberto; Garcia, Roberto
Palavras-chave
Mecânica automotiva,Coxim hidráulico,Coxim elastomérico,Sistema de apoio do motor, Vibrações de máquinas
Keywords
engine mount, elastomeric mount, hydraulic mount, phase angle, dynamic stiffness, static stiffness

Resumo

Devido a forte concorrência dentro do mercado automobilístico, aspectos como qualidade e custo tornam-se prioritários na busca de competitividade. Diversas empresas trabalham em propostas visando a redução de custo sem perda de qualidade. Diversos veículos dentro do mercado brasileiro usam o coxim hidráulico no sistema de apoio do motor. A proposta inicial visa substituição deste coxim por um coxim elastomérico. Seguindo esta proposta, temos este Trabalho de Conclusão
de Curso que visa apresentar comparativamente o comportamento entre o coxim hidráulico e o coxim elastomérico. Além da bibliografia pesquisada, realizamos o estudo comparativo experimental com peças físicas avaliadas conforme especificações utilizadas pela industria automobilística. Observamos que o coxim elastomérico apresentou substancial melhoria desde os anos 70 melhorando seu desempenho quanto a isolação de vibração principalmente na gama de alta freqüência. O coxim hidráulico por sua vez apresenta alto amortecimento na gama de baixa freqüência, mas seu desempenho quanto a isolação de vibração na gama de alta freqüência não supera o desempenho do coxim elastomérico. Devido ao custo do coxim elastomérico ser cerca de três vezes menor do o custo do coxim hidráulico, o mesmo torna-se grande atrativo para compor o sistema de apoio do motor, além do custo, é claro que deve se avaliar o desempenho quanto ao conforto do usuário, onde
novos estudos em laboratórios especializados deverão ser realizados.


Abstract
Due to strong competition inside of the automotive market, aspects as quality and cost become priority in the search of competitiveness. Several companies work in proposals seeking the cost reduction without quality loss. Several vehicles inside of Brazilian market use the hydraulic mount at their engine mount system, the initial proposal search the substitution of this type of mount by an elastomeric mount. Following this proposal, we have this Degree Course Conclusion Work that intends to present comparatively the behavior between the hydraulic mount and the elastomeric mount. Besides the researched bibliography, we accomplished the practical comparative study with physical parts evaluating as specifications used by automotive industries. We observed that the elastomeric mount presented substantial improvement since the seventies improving its isolation vibration performance mainly for the range of engine rotations. The hydraulic mount presents high damping at low frequencies range but its isolation vibration performance for the range of engine rotations doesn’t overcome the elastomeric mount performance. Due to the cost of the elastomeric mount to be about three times smaller than hydraulic mount cost, the elastomeric mount becomes great attraction to compose the engine mount system, besides the cost, is evident that should be also evaluate the performance for the user’s comfort and new studies in specialized laboratories shall be accomplished.