Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Contribuição ao desenvolvimento de processos de montagem e soldagem de carrocerias automotivas

Study of a Resistance Spot Weld Failure Mode Criteria

Autor
Ruiz, Douglas Criado -
Orientador
Batalha, Gilmar Ferreira
Defesa de tese
22 / 08 / 2005
Participantes da Banca
Batalha, Gilmar Ferreira; Marcicano, João Paulo Pereira; Scotti, Américo
Palavras-chave
soldagem; carroceria; montagem; parâmetros de solda e botão (nugget) de solda
Keywords
welding; body; assembling; welding parameters and welding nugget

Resumo

Esse trabalho se baseia na aplicação de um critério do modo de falha para pontos de solda por resistência que permita o cálculo do diâmetro mínimo do ponto de solda, indicando de modo confiável a ocorrência da falha na área ao redor e próxima ao ponto para o caso da aplicação de cargas de cisalhamento. A resistência e o modo de falha de um ponto de solda são caracterizados em geral como funções da espessura das chapas utilizadas, resistência mecânica dos materiais, diâmetro do ponto e do modo de aplicação da carga sobre o ponto. Foi tomado como base o modelo de Vandenbossche (1977) desenvolvido visando sua utilização em aços de baixo carbono e aços de alta resistência, além da validação de alguns parâmetros de solda utilizados como referência pela General Motors do Brasil, segundo norma WS-1 (2003). No desenvolvimento do presente trabalho foram estudados diversos modelos que relacionam a espessura da chapa e o diâmetro mínimo do botão de solda, como da AWS (1995) e (ISO 2004). Baseando-se na solda feita em chapas de aço com revestimento galvanneal, variou-se a espessura governante de 0,80 mm a 1,60 mm com os respectivos parâmetros indicados para cada situação. Após a realização dos corpos de prova padronizados conforme literatura foram feitos testes de tração, e então os resultados foram compilados para análise e comparação aos resultados obtidos pelo modelo utilizado como referência. Os modelos estudados têm comportamentos diferentes em relação ao modelo de Vandenbossche, para aços BH revestidos com galvanneal. O modelo determinado pela AWS resultou em diâmetros de pontos de solda menores que os valores mínimos considerados, indicando que sua utilização na indústria automotiva não é recomendada. O modelo da ISO, que engloba diversas faixas de diâmetros, atende os requisitos para a falha na ZTA para algumas espessuras na condição d = 6.vt. Foi verificada a aplicabilidade dos parâmetros de solda da tabela de referência, assim como verificado o atendimento ao diâmetro mínimo determinado por Vandenbossche. Os diâmetros reais dos pontos de solda atendem todos os valores mínimos estipulados pelos modelos estudados.


Abstract
This work is based on a spot weld failure mode criteria application that allows the critical spot weld diameter determination, indicating in a faithful way the failure occurrence in the area close to the nugget, in the case of shear load. The failure mode and spot weld strength are in general characterized as a function of the sheet metal thickness, material mechanical properties, nugget diameter and load application characteristic. The base model used was developed by Vandenbossche (1977), directed for low carbon steel and high strength steel application. This work verified and validate, besides Vandenbossche’s failure mode criteria application in currently materials used nowadays in automotive industries, the initial parameters of one of the welding parameter table used as a reference by General Motors do Brasil. During the work development industrial and standard testing procedures were applied based on a steel sheet welding specimen – galvannealing coated – with governing metal thickness in the range of 0,80 mm and 1,60 mm, with an adjustment of the welding parameters according to each situation. After welding the coupons, a shear tensile test was made in an universal machine and the results were then compared to the original ones reached by the reference model. The models studied in this work have different behavior when compared to Vandenbossche’s model, when used with galvanneal coated BH steel sheets. The use of the AWS model resulted em weld nugget diameters smaller than the minimum values considered, indicating that in automotive industries application it is not recommended. ISO’s model, which refers to a wide range of nugget diameters, reached the required values for HAZ failure mode in several thicknesses in the condition d = 6.vt. It was verified the reliable usage of the initial reference parameters with the materials used in this work, as the weld nuggets have reached Vandenbossche’s minimum diameters. The measured weld nugget complies with the minimum values determined by the studied models.