Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Desenvolvimento de uma metodologia para análise comparativa de visibilidade automotiva

Não informado

Autor
Pereira, Gabriel Espírito Santo Martins -
Orientador
Mascia, Fausto Leopoldo
Defesa de tese
30 / 10 / 2007
Participantes da Banca
Mascia, Fausto Leopoldo; Sznelwar, Laerte Idal; Gerab, Fábio.
Palavras-chave
Visibilidade;Segurança.
Keywords
Visibility;Safety.

Resumo

Com a competitividade do mercado automotivo, onde a cada momento é lançado um novo veículo no mercado, os critérios na escolha e compra de um veículo também têm mudado e agora não envolve somente aspectos relacionados ao custo e desempenho do veículo, mas também aspectos como segurança se tornam um atrativo para a escolha final do consumidor. A constante e rápida evolução fazem com que cada vez mais as montadoras corram em busca de vantagens, para atender as necessidades e as exigências garantindo a maior satisfação do cliente.
Para atender estas necessidades é que os requisitos tem como um de seus principais intuitos a criação de melhores condições de segurança com componentes automotivos adequados, para as propostas de atingir um maior nível de responsabilidade e comprometimento junto à sociedade, de forma a fornecer toda à assistência e suporte necessário em relação as questões de uso e
segurança do condutor. O presente trabalho realiza uma análise experimental através de uma metodologia para comparar a visibilidade dos veículos dentro de uma mesma categoria, estabelecendo indicadores de projeto que auxiliem ou complementem a visão do condutor para o ambiente externo. Ao final do trabalho, os resultados demonstram que para cada indicador
(visibilidade traseira, visibilidade lateral, área envidraçada e área de varredura do limpador de pára-brisa) apresenta um valor onde o veículo pode obter um melhor resultado mas em um outro diferente parâmetro pode ter uma deficiência, os valores evidenciam estas diferenças com margens afastadas de um modelo para o outro. Portanto o intuito desta pesquisa não é mostrar o veículo com melhor visibilidade mas apontar uma ferramenta importante para estabelecer melhorias de visibilidade de um automóvel para novos desenvolvimentos.


Abstract
With the competitivity of the automotive market, each moment a new vehicle is launched in the market, the criterion of choising and purchase a vehicle has also changed and now it not only involves aspects related to the cost and performance of the vehicle but also aspects, such as security, have became an attractive for the buyer’s final choice. The constant and fast evolution make more car assembly plants search for advantages of having the needs to furfill the requirements and to guarantee the client’s satisfaction. To furfill these needs that the requirements have, as one of its main intention, create better conditions with adequate automotive part, the proposal to reach a higher level of responsibility and engagement with the society, the way to supply all the assistance and necessary support related to questions of use and conductor’s security. The present work carries out an experimental analysis through one methodology to compare the visibility of the vehicles in the same category, establishing project’s indicators that assist or complement the vision of the conductor for the outside environment. By the end of the work, the results demonstrate that for each point (back visibility, side visibility, englassed area and the sweeping windshield wiper’s area) it shows an index where the vehicle can get a better result, but in another different parameter may have a deficiency, the values evidences these differences from a model to another, therefore the intention of this research is not to show the vehicle with better visibility but to point a important tool to establish visibitlity’s improvements of an automobile for new developments.