Desenvolvimento de uma metodologia para análise comparativa de visibilidade automotiva
Não informado
Com a competitividade do mercado automotivo, onde a cada momento é lançado um novo veículo no mercado, os critérios na escolha e compra de um veículo também têm mudado e agora não envolve somente aspectos relacionados ao custo e desempenho do veículo, mas também aspectos como segurança se tornam um atrativo para a escolha final do consumidor. A constante e rápida evolução fazem com que cada vez mais as montadoras corram em busca de vantagens, para atender as necessidades e as exigências garantindo a maior satisfação do cliente.
Para atender estas necessidades é que os requisitos tem como um de seus principais intuitos a criação de melhores condições de segurança com componentes automotivos adequados, para as propostas de atingir um maior nível de responsabilidade e comprometimento junto à sociedade, de forma a fornecer toda à assistência e suporte necessário em relação as questões de uso e
segurança do condutor. O presente trabalho realiza uma análise experimental através de uma metodologia para comparar a visibilidade dos veículos dentro de uma mesma categoria, estabelecendo indicadores de projeto que auxiliem ou complementem a visão do condutor para o ambiente externo. Ao final do trabalho, os resultados demonstram que para cada indicador
(visibilidade traseira, visibilidade lateral, área envidraçada e área de varredura do limpador de pára-brisa) apresenta um valor onde o veículo pode obter um melhor resultado mas em um outro diferente parâmetro pode ter uma deficiência, os valores evidenciam estas diferenças com margens afastadas de um modelo para o outro. Portanto o intuito desta pesquisa não é mostrar o veículo com melhor visibilidade mas apontar uma ferramenta importante para estabelecer melhorias de visibilidade de um automóvel para novos desenvolvimentos.