O usuário e a percepção de conforto térmico em bancos automotivos ventilados
User's perception of thermal comfort in ventilated automotive seats
Com o passar dos anos os usuários de veículos automotivos passaram a ficar cada vez mais exigentes em relação ao conforto nesses veículos. Um dos principais fatores é que nos grandes centros urbanos muitos passam horas em seus veículos, devido ao tráfego intenso em vias e rodovias e à quantidade de veículos que circulam pelas cidades. Os bancos têm uma contribuição extremamente importante no nível de conforto em um veículo automotivo. As superfícies do corpo que estão em contato com o banco experimentam um comportamento térmico completamente diferente das superfícies que estão expostas ao ambiente. Para melhorar as condições de conforto é necessário prover melhores condições de troca de calor do corpo humano com o banco; o que pode ser conseguido com a utilização de bancos ventilados resfriados ou aquecidos, dependendo das condições climáticas. No presente trabalho foi realizado estudo da influência de banco automotivo ventilado com resfriamento por efeito Peltier, na percepção de conforto térmico do usuário. Foram realizados testes com a utilização de banco normal de produção e de banco ventilado em um veículo dotado de sistema de ar condicionado. Os ensaios foram realizados em túnel de vento e o procedimento experimental consistiu de medições de temperaturas e avaliações subjetivas (questionário). Os resultados mostraram que a utilização deste sistema resultou em melhora perceptível nas condições de conforto térmico, com melhora significativa na troca de calor entre o usuário e o banco do veículo, que foi comprovada com as medições de temperatura apresentando diminuição de até 3ºC no banco ventilado