Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Simulação da geometria de movimentação de painéis basculantes de um automóvel

Vehicle Movable Panels Geometry Path Simulation

Autor
Aikawa, Gina Coromoto Sequeira -
Orientador
Lauria, Douglas
Defesa de tese
28 / 09 / 2007
Participantes da Banca
Lauria, Douglas; Massarani, Marcelo; Baracat, Demétrio Elie
Palavras-chave
Automóvel; Simulação; Painéis basculantes; Unigraphics-Motion.
Keywords
Automobile; Simulation; Movable panels; Unigraphics-Motion.

Resumo

A proposta deste estudo é desenvolver uma metodologia associada a um programa de computação gráfica que permita simular a movimentação dos painéis basculantes de um automóvel durante a fase de estudo de viabilidade do projeto, usando como informação apenas a superfície externa do veículo fornecida pelos artistas do Departamento de Estilo e sem a necessidade de se desenhar toda a estrutura do veículo. A metodologia atual apenas compreende verificações estáticas da movimentação dos painéis basculantes devido à subutilização dos recursos computacionais já disponíveis na empresa. Isso impede o estudo da sensibilidade das múltiplas propostas de solução possíveis para todos os temas apresentados para um projeto, pelo Departamento de Estilo. O presente trabalho deverá gerar uma metodologia de análise que conduzirá a um modelo de tomada de decisão relativa à movimentação de painéis. O critério de análise e o modelo de tomada de decisão serão, então, aplicados à geometria de movimentação de uma tampa de porta-malas de um automóvel modelo Sedan, usando os recursos computacionais necessários e disponíveis para tanto.


Abstract
The purpose of this study is to develop a methodology associated to an engineering computer program that will allow the simulation of automobile movable panels during the project’s viability study. It will be used as reference only the vehicle external surface released by Design Department, without the entire body structure. The lack in the utilization of computational resources nowadays available at the company turns into a current methodology which only performs a static analysis of the movable panel’s. This practice disables the analyses of the multiple possible solutions for all the themes proposed by the Design Department. This work will propose an analysis methodology to lead to a decision making model to support the movable panels movement subject. This model will be applied to a Sedan vehicle using the computers resources required and available.