Prof. Marcelo Alves, da Poli/USP, é jurado do Prêmio Carro do Ano 2025 e fala sobre a evolução dos motores

Os motores a combustão estão evoluindo para atender os limites de emissão de poluentes sem perda de desempenho

Coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), o Prof. Dr. Marcelo Alves integrou o júri do Prêmio Carro do Ano 2025, da revista Autoesporte, cujos vencedores foram divulgados no dia 26 de novembro. O docente avaliou veículos da categoria Motor do Ano Combustão e Elétrico, que inclui teste de desempenho em uso urbano e rodoviário. Entre os itens analisados, estão a configuração do comando e número de válvulas, tipo de cabeçote, presença ou não de turbo e índices de potência, torque, consumo e emissões.

Segundo a Autoesporte, para compor o júri das três categorias de Motor – Combustão, Híbrido e Elétrico -, a revista busca profissionais de reconhecida competência nas áreas de Engenharia e Mecânica (em universidades e entidades de engenheiros, por exemplo). A iniciativa reforça a importância da parceria entre a academia e o mercado para o desenvolvimento do setor automotivo.

O Prof. Dr. Marcelo Alves é jurado do Prêmio Carro do Ano desde o ano de 2022, contribuindo em três edições. Segundo ele, participar deste tipo de avaliação é muito importante, pois permite ao meio acadêmico conhecer mais de perto os veículos e o estágio de desenvolvimento dos produtos oferecidos no mercado automotivo brasileiro. “A função de formar pessoas e desenvolver tecnologia e conhecimento requer que se conheça de modo muito próximo o padrão da indústria local e mundial”, disse. 

Evolução dos motores

Engenheiro mecânico, especialista em projetos de máquinas e equipamentos, com ênfase em sistemas automotivos, o Prof. Dr. Marcelo Alves avalia que os motores a combustão interna estão evoluindo de modo a atender os limites cada vez mais restritos de emissão de poluentes e consumo de combustível, sem que haja perda de desempenho do veículo. “Os motores estão com menor capacidade volumétrica e número reduzido de cilindros, mas mesmo assim apresentam o mesmo desempenho em termos de torque e potência, com menor emissão de poluentes e menor consumo de combustível”, afirma.

Segundo o professor, algumas características dos motores a combustão mais modernos são o uso de turbo-compressor, melhorias no conhecimento da queima dos combustíveis, permitindo o projeto otimizado dos sistemas de injeção e da própria câmara de combustão.

Nos híbridos é importante testar o veículo em todas as possibilidades de propulsão, totalmente elétrica, elétrica com auxílio do motor de combustão, totalmente a combustão, por exemplo. Neste caso, é mais difícil a avaliação, pois são várias as configurações para a propulsão híbrida e um comparativo entre as configurações não é muito simples, uma vez que são projetos muito diferentes, com diferentes objetivos de desempenho.  Quanto aos motores elétricos cabe a análise do sistema de propulsão como um todo, incluindo o sistema de baterias.