Poli-USP e Toyota fecham parceria para uso do Prius em pesquisa sobre veículos híbridos

Poli-USP é a primeira instituição de ensino do Brasil a receber o Prius para pesquisa

Cerimônia de entrega do Prius para Poli-USP

Cerimônia de entrega do Prius para a Poli-USP

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Toyota acabam de fechar parceria que incentiva o ensino e a pesquisa sobre veículos híbridos. A montadora concedeu, para a Escola, uma unidade do modelo híbrido da marca, o Prius, que é equipado com um motor a combustão e outro elétrico. A cerimônia de entrega do veículo aconteceu nesta terça-feira, 22 de março, em São Paulo (SP).

O Prius será utilizado pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores dos Departamentos de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado. O Grupo planeja, na pesquisa que envolve o Prius, dominar o gerenciamento da propulsão de veículos híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.

O Grupo deve pesquisar, principalmente, o sistema de energia dos veículos híbridos, os quais não utilizam energia externa, ou seja, não são carregados na tomada elétrica. Um dos recursos de acúmulo de energia é a frenagem regenerativa, toda vez que o condutor desacelera ou aciona os freios, o motor elétrico converte a energia cinética (resultante do movimento) em energia elétrica, carregando a bateria.

“É extremamente importante termos um veículo híbrido para a aplicação do conhecimento dessa nova pesquisa”, diz o Prof. Dr. Armando Antônio Maria Laganá, integrante do Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP. Ele também é parceiro do Centro de Engenharia Automotiva da Escola. O Prius é o veículo híbrido mais vendido do mundo – foi lançado no Japão em 1997 e está disponível no Brasil desde 2013.

De acordo com o professor Laganá, a Poli-USP planeja também criar uma nova disciplina para o Mestrado do Programa de Engenharia Elétrica da instituição, utilizando o veículo híbrido Prius, cedido pela Toyota, para a prática dos alunos. “Nosso principal objetivo, com as pesquisas e cursos, é contribuir para o processo de formação de recursos humanos na área eletrônica automotiva para que a engenharia brasileira possa aumentar sua participação nos projetos globais”, afirma.

“Contribuir para a mobilidade sustentável é uma das missões da Toyota pelo mundo. E, ao fechar essa parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, proporcionando a possibilidade de novos estudos e pesquisas sobre tecnologia híbrida, a Toyota do Brasil dá um importante passo nessa direção, colaborando com a formação dos profissionais do futuro”, afirma Roberto Braun, gerente geral de Relações Governamentais da Toyota do Brasil.

Veículos híbridos

O veículo híbrido é equipado com um motor a combustão (a gasolina – não se comercializa ainda a opção com motor flex) e um ou mais motores elétricos alimentados a bateria, que são alternados, no percurso, para obter a melhor eficiência e desempenho. A recarga da bateria é feita pela frenagem regenerativa (energia captada do uso dos freios) e também pela transformação da energia mecânica do motor a gasolina em eletricidade. É indicado para viagens mais longas, pois o funcionamento do motor a gasolina carrega continuamente as baterias e aumenta a autonomia total do veículo, e também é efetivo em tráfego urbano, já que o condutor acelera e freia com mais frequência, favorecendo a recuperação de parte da energia para a recarga da bateria.

 

 

 

 


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