Equipe Poli é campeã do Baja SAE Brasil-Petrobras

A equipe Poli Ciser Magnus, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), foi a campeã da 18ª edição do Baja SAE Brasil-Petrobras, competição de quatro dias encerrada no último domingo, dia 25, em Piracicaba, interior de São Paulo. A equipe Poli Ciser Fênix, também da Poli USP, ficou em terceiro lugar na classificação geral. A segunda colocada foi a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco. Com o resultado, as três equipes poderão representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, em Madison, nos EUA, que será realizada pela SAE International de 7 a 10 de junho.

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Poli/USP representará o Brasil na Baja SAE Wisconsin, nos EUA, em junho

“A sensação é do dever cumprido, porque foram muitos finais de semana sem dormir e ver a família”, disse o capitão da equipe Poli Ciser Magnus, Paulo Yamagata, do quarto ano de engenharia mecânica da Poli USP. Sob a coordenação do professor Flávio Trigo e com 20 integrantes, a equipe apresentou o melhor relatório de projeto e construiu o carro mais leve (148,5 kg). “Investimos em diversas peças em materiais compósitos e isso garantiu eficiência e bom desempenho”, afirmou o capitão da equipe.
O título também rendeu como prêmio um carro de série a ser utilizado em testes, oferecido pela Fiat.
Das 71 equipes inscritas, 62 compareceram à 18ª edição. As equipes representaram 48 instituições de ensino, de Brasília e mais 15 estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Realizada no Esporte Piracicabano de Automobilismo (ECPA), a competição teve 9 categorias:

  • Melhor Avaliação de Projeto – equipe Poli Ciser Magnus, da Poli USP.
  • Melhor Aceleração – equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, SP.
  • Melhor Conforto – equipe FEI Baja 2, Centro Universitário da FEI, SP.
  • Melhor Enduro de Resistência – equipe Mangue Baja 1, Universidade Federal de Pernambuco, com 50 voltas.
  • Melhor Relatório de Projeto – equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, SP.
  • Melhor Tração – equipe Bombaja.UFSM 2, da Universidade Federal de Santa Maria, RS
  • Melhor Velocidade Máxima – equipe FEI Baja 2, Centro Universitário da FEI, SP.
  • Melhor Sistema de Reabastecimento – equipe Piratas do Vale, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Guaratinguetá.
  • Melhor Suspension&Traction – equipe FEI Baja 2, Centro Universitário da FEI, SP.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm também a tarefa de buscar patrocínio para o projeto.


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