E a Poli-USP volta ao pódio

Balanço da 30ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional

Encerrou-se ontem (30/03/2025) a 30ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. A Equipe Poli de Baja classificou-se em 5 das 8 provas finais de apresentação de projeto que teve neste ano Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa como desafio técnico (Resultados da equipe: 1º lugar em Gestão da Equipe, 2º lugar em Suspensão/Direção e Plano de Negócios e 3º lugar em Design e Elétrica). “A nossa equipe foi a única a atingir esta marca, resultado de muito empenho em uma competição que exige múltiplos conhecimentos ”, observa o orientador do projeto, do Prof. Dr. Marcelo Alves, Coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP.

A última prova da 30ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional ocorreu em
São José dos Campos, SP (30/03/2025)

Para a edição de 2025 a SAE Brasil, organizadora da competição, criou uma nova categoria, chamada Solicitação de Proposta, a qual especificou que o veículo deveria, além de cumprir todas as exigências técnicas e de negócios inerentes do desafio anual proposto, incluir também uma proposta onde o Baja “seria comercializado” como um veículo para ser usado em situações de desastres naturais. “A Equipe Poli de Baja elaborou o projeto conceitual do produto para este fim, bem como o plano de negócio, e obteve a 1ª colocação também nesta categoria”, informou o Coordenador do CEA.

O evento, que teve lugar em São José dos Campos, SP, reuniu 54 equipes, nacionalmente. Desde sua primeira participação em 2001, a equipe da Poli-USP tem acumulado prêmios nacionais e internacionais. Para a equipe Poli de Baja que neste ano reuniu 48 integrantes, e teve como capitão o aluno de engenharia elétrica César Lima, parabéns pelos excelentes resultados!

Pioneiros da Inserção da Competição Baja no Brasil

Álvaro Costa, Guilherme Sortino, José Ângelo Gregolin, Ricardo Bock, Ronaldo de Breyne Salvagni, Sergio Morigushi, José Tomaz Vieira Pereira

“A competição Baja SAE Brasil cresceu e se tornou um sucesso. É uma iniciativa extraordinária, e tem alcançado seus objetivos, não apenas de atrair jovens talentosos para o setor automotivo, mas também para desenvolver neles características de iniciativa, trabalho em grupo, autonomia e foco em resultados, tão importantes para os engenheiros.
Parabéns à SAE Brasil, e fico orgulhoso de ter integrado o grupo que trouxe esta competição para o Brasil, participando da primeira comitiva que visitou as Universidades de Michigan e Lawrance Tech em busca de subsídios. Que outras iniciativas tenham o mesmo sucesso”.


Ronaldo de Breyne Salvagni