Balanço da 30ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional
Encerrou-se ontem (30/03/2025) a 30ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. A Equipe Poli de Baja classificou-se em 5 das 8 provas finais de apresentação de projeto que teve neste ano Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa como desafio técnico (Resultados da equipe: 1º lugar em Gestão da Equipe, 2º lugar em Suspensão/Direção e Plano de Negócios e 3º lugar em Design e Elétrica). “A nossa equipe foi a única a atingir esta marca, resultado de muito empenho em uma competição que exige múltiplos conhecimentos ”, observa o orientador do projeto, do Prof. Dr. Marcelo Alves, Coordenador do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP.

São José dos Campos, SP (30/03/2025)
Para a edição de 2025 a SAE Brasil, organizadora da competição, criou uma nova categoria, chamada Solicitação de Proposta, a qual especificou que o veículo deveria, além de cumprir todas as exigências técnicas e de negócios inerentes do desafio anual proposto, incluir também uma proposta onde o Baja “seria comercializado” como um veículo para ser usado em situações de desastres naturais. “A Equipe Poli de Baja elaborou o projeto conceitual do produto para este fim, bem como o plano de negócio, e obteve a 1ª colocação também nesta categoria”, informou o Coordenador do CEA.
O evento, que teve lugar em São José dos Campos, SP, reuniu 54 equipes, nacionalmente. Desde sua primeira participação em 2001, a equipe da Poli-USP tem acumulado prêmios nacionais e internacionais. Para a equipe Poli de Baja que neste ano reuniu 48 integrantes, e teve como capitão o aluno de engenharia elétrica César Lima, parabéns pelos excelentes resultados!

“A competição Baja SAE Brasil cresceu e se tornou um sucesso. É uma iniciativa extraordinária, e tem alcançado seus objetivos, não apenas de atrair jovens talentosos para o setor automotivo, mas também para desenvolver neles características de iniciativa, trabalho em grupo, autonomia e foco em resultados, tão importantes para os engenheiros.
Parabéns à SAE Brasil, e fico orgulhoso de ter integrado o grupo que trouxe esta competição para o Brasil, participando da primeira comitiva que visitou as Universidades de Michigan e Lawrance Tech em busca de subsídios. Que outras iniciativas tenham o mesmo sucesso”.
Ronaldo de Breyne Salvagni