Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo

A contribution to new technologies and architectures evaluation for automotive electrical systems

Autor
Santos, Fernando de Brito -
Orientador
Sartori, Carlos Antonio França
Defesa de tese
02 / 05 / 2005
Participantes da Banca
Sartori, Carlos Antonio França; Cardoso, José Roberto; Gueler, Gabriel Félix
Palavras-chave
dupla tensão, sistema 42v, arquitetura elétrica, engenharia veicular, engenharia automotiva, sistema de suporte à decisão
Keywords
dual voltage, 42v system, electrical architecture, vehicle engineering, automotive engineering, decision support system

Resumo

Este artigo apresenta os principais aspectos relacionados às novas tecnologias e arquiteturas elétricas aplicáveis aos veículos automotores, analisando suas características técnicas face aos sistemas atuais. Em particular, destaca-se a comparação entre a aplicação de sistemas elétricos em 36V / 42V, em corrente continua (CC), e o sistema elétrico em 12V / 14V CC. Apresenta-se, assim, uma revisão da literatura sobre este tema.
As características técnicas das arquiteturas para aplicação de tais sistemas elétricos, propostas na literatura disponível, são apresentadas, e os diferentes pontos de vista, relacionados à adoção desta nova tecnologia, são considerados no desenvolvimento deste artigo.
A análise destas arquiteturas considera índices de mérito, definidos de acordo com critérios específicos sugeridos neste artigo, e a aplicação de uma metodologia de avaliação, permitindo, assim, que o compêndio final desta análise seja apresentada e discutida de forma conclusiva.


Abstract
The purpose of this work is to present the main aspects of the new technologies and electrical architectures applicable to automotive vehicles by analyzing their technical characteristics before the current electrical systems. Particular emphasis is given to a comparison between the application of 36V/42V electrical system, in direct current (DC), and 12V/14V DC electrical system. Thus, a literature review about the mentioned subject is presented. The technical characteristics of the architectures proposed in the available literature are presented, and the different points of views, relating to the adoption of this new technology, are considered during the development of this work. The analysis of these architectures considers merit indexes defined to specific criterions suggested in this work, and the application of an assessment methodology, thereby allowing a conclusive presentation and discussion of the final compendium of this analysis.