Metodologia para análise de confiabilidade de pneus radiais em frotas de caminhões de longa distância
Reliability methodology for radial tires analysis in highway transport fleets.
A análise de pneus em frotas de caminhões de longa distância atualmente é realizada apenas para efeito de controle de estoque e determinação de causas de falhas. A metodologia de análise de confiabilidade apresentada neste trabalho, utilizando dados obtidos de pneus sucatados, sistematiza a mensuração e análise de perda de vida útil causada por cada tipo de falha: as amostras são analisadas, verificando-se qual distribuição de probabilidade que melhor modela as amostras avaliadas quando comparadas às distribuições Weibull, normal, log-normal e exponencial; o modelo sugere uma forma de efetuar análises de confiabilidade das falhas mais freqüentes, sendo estas classificadas segundo as perdas de tempo de vida do produto. A metodologia ora proposta foi aplicada na análise de confiabilidade de pneus 295/80R22.5 empregados em frota de transporte rodoviário. Para tanto foram analisadas sucatas provenientes de 10 frotas, verificando-se que a confiabilidade do pneu é melhor representada por uma distribuição de Weibull. A aplicação desta metodologia possibilita a identificação das principais causas das falhas mais críticas, permitindo à empresa focar os esforços em medidas preventivas adequadas e definir o tempo de remoção antes da falha para obter o menor custo.