Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo do esforço de fechamento de portas automotivas

Automotive Door Closing Effort Study

Autor
Pereira, Fernando Domingues -
Orientador
Souza, Gilberto Francisco Martha de
Defesa de tese
28 / 07 / 2009
Participantes da Banca
Souza, Gilberto Francisco Martha de; Silveira, Zilda de Castro; Netto, Adherbal Caminada
Palavras-chave
engenharia, portas automotivas, esforço de fechamento
Keywords
engineering, automotive door, closing effort

Resumo

A porta é o sistema que primeiro interage com o consumidor, para a entrada no veículo, portanto, tem sido dado grande importância para o desempenho da mesma em todos os aspectos. Os fenômenos que envolvem as portas automotivas são cada vez mais estudados, visto que os consumidores e o próprio mercado mudaram seus padrões de qualidade. O esforço de fechamento de porta é considerado como um item de qualidade pelo cliente, quando é muito elevado costuma contribuir para a queda de qualidade, através de estudos de ergonomia, cada montadora especifica para cada veículo um valor máximo para tal esforço.
Existem programas que utilizam o método dos elementos finitos e planilhas específicas para a determinação do esforço de fechamento em fase de projeto, porém é necessário uma grande quantidade de informações dos componentes da porta que ainda não estão disponíveis para o engenheiro de produto em fases conceituais de desenvolvimento.
O presente estudo tem por objetivo quantificar mensurar a contribuição de cada um dos componentes da porta no esforço de fechamento através de uma planilha simplificada de modo a auxi liar o engenheiro de produto nas fases de conceituação da porta. Auxiliar na tomada de decisões em relação ao conceito da porta em fases iniciais de Design, visando minimizar os impactos provenientes de mudanças necessárias, em fases mais avançadas do projeto. A partir de um modelamento simplificado, uma planilha para o cálculo foi elaborada e os dados de saída da mesma foram comparados com simulações em modelos complexos.
O modelo proposto apresenta erro aceitável, quando comparado aos modelos supracitados, mostrando que as simplificações foram feitas com critério de modo a minimizar o impacto no valor final de esforço de fechamento de porta.


Abstract
The door is the first system to interact with the customer, allowing the entrance into the vehicle, so it has been given great importance to its performance in all requirements. The automotive door related phenomena studies increased in the past years, once the customer and the market itself have changed their quality standards. The door closing effort is considered a quality issue by the customer, cases it is too high it contributes to quality decrease, based on ergonomics studies, each OEM specifies to each vehicle an acceptable value for the closing effort. There are software that use the finite element method and specific calculation plans for the door closing effort at project phase, but it is necessary lots of data usually not available for the engineer at concept phases. This study objective is to measure each component contribution in door closing effort with the use of a simplified plan in order to help the product engineer in the door concept phases. Also to help on decisions related to the door design concept early in the development, minimizing the impacts from possible required changes in later project phases. From a simplified model this plan was made and the output of it was compared to simulations of complex models. The proposed model has acceptable error, when compared to complex models, showing the simplifications made were made using criteria in order to impact the less possible in the door closing effort value.