Estudo do esforço de fechamento de portas automotivas
Automotive Door Closing Effort Study
A porta é o sistema que primeiro interage com o consumidor, para a entrada no veículo, portanto, tem sido dado grande importância para o desempenho da mesma em todos os aspectos. Os fenômenos que envolvem as portas automotivas são cada vez mais estudados, visto que os consumidores e o próprio mercado mudaram seus padrões de qualidade. O esforço de fechamento de porta é considerado como um item de qualidade pelo cliente, quando é muito elevado costuma contribuir para a queda de qualidade, através de estudos de ergonomia, cada montadora especifica para cada veículo um valor máximo para tal esforço.
Existem programas que utilizam o método dos elementos finitos e planilhas específicas para a determinação do esforço de fechamento em fase de projeto, porém é necessário uma grande quantidade de informações dos componentes da porta que ainda não estão disponíveis para o engenheiro de produto em fases conceituais de desenvolvimento.
O presente estudo tem por objetivo quantificar mensurar a contribuição de cada um dos componentes da porta no esforço de fechamento através de uma planilha simplificada de modo a auxi liar o engenheiro de produto nas fases de conceituação da porta. Auxiliar na tomada de decisões em relação ao conceito da porta em fases iniciais de Design, visando minimizar os impactos provenientes de mudanças necessárias, em fases mais avançadas do projeto. A partir de um modelamento simplificado, uma planilha para o cálculo foi elaborada e os dados de saída da mesma foram comparados com simulações em modelos complexos.
O modelo proposto apresenta erro aceitável, quando comparado aos modelos supracitados, mostrando que as simplificações foram feitas com critério de modo a minimizar o impacto no valor final de esforço de fechamento de porta.