Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo de medidas para a melhoria da identificação veicular no Brasil

Essay about measures to be taken in order to improve the vehice identification in Brazil.

Autor
Cecere, Antonio Vitorio -
Orientador
Massarani, Marcelo
Defesa de tese
03 / 09 / 2010
Participantes da Banca
Prof. Dr. Marcelo Massarani, Prof. Dr. Ronaldo de Breyne Salvagni , Profa. Dra. Norma Sueli Bonaccorso
Palavras-chave
Engenharia Automobilística, Identificação Veicular, Adulteração de veículos, Novas tecnologias de identificação de veículos
Keywords
Vehicle identification, Vehicles adulteration, New Car identification technologies, Automotive engineering

Resumo

Este artigo mostra a pesquisa do tema de identificação veicular, descrevendo a legislação que estabelece os critérios de identificação dos veículos no Brasil e os índices estatísticos que evidenciam a realidade nacional envolvendo furto e roubo de veículos. A pesquisa de campo constatou que os profissionais especializados que desempenham atividades correlatas ao tema apresentam de médio a elevado grau de conhecimento e, de forma unânime, afirmam que existe a necessidade de medidas no intento de melhorar a realidade nacional envolvendo os mencionados delitos. A experiência destes profissionais foi coletada por meio de entrevistas e questionários e a análise destes dados foi utilizada como parâmetro nas pesquisas realizadas. A pesquisa buscou a verificação da existência de novas tecnologias para identificar os veículos, mais seguras e eficientes que as hoje utilizadas no Brasil, e de estratégias adotadas em outros países com o objetivo de diminuir a ocorrência de furto e roubo de veículos, bem como, os resultados alcançados por estas medidas. Como conclusão, propõe-se a aplicação de novas medidas e novas tecnologias, visando à melhoria dos critérios de identificação de veículos no Brasil e, conseqüentemente, da eficiência do trabalho de fiscalização destes veículos e da diminuição dos índices envolvendo furto e roubo de veículos.


Abstract
This study reports a Brazilian terrestrial vehicle identification research where legislation identification criteria and statistical data can be compared demonstrating evidence on this country reality regarding regional car thief and stealing occurrences. Field research has reported that specialized professionals, from apprentices to seniors, tied to activities related to the subject of this study are unanimous to affirm that an improvement on this field of car identification is required and would bring this region reality to a step up as it also could improve other regions reality as well. These professionals experience was collected via questionnaires and interviews, and collected data used as this study comparison parameters for the research. Research was also done on actual worldwide car identification technologies and other adopted strategies for reducing car thieves and stealing as their validation and result after implementation. As a conclusion this study proposes new technologies and legislation enlightening the Brazilian car identification upgrade and also improves the governmental monitoring and sanctioning lead the author to believe that this may contribute to the reduction of the car thief and stealing occurrences.