Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Desenvolvimento de um método para o registro planificado do campo de visão frontal automotivo

Front field-of-view, Eyes points, View obstruction, Device

Autor
Ruggero, Reinaldo -
Orientador
Massarani, Marcelo
Defesa de tese
12 / 08 / 2010
Participantes da Banca
Massarani, Marcelo; Kaminski, Paulo Carlos; Vilela,Daniel
Palavras-chave
Campo de visão frontal, Pontos dos olhos, Obstrução, Dispositivo.
Keywords
Front field-of-view, Eyes points, View obstruction, Device

Resumo

Este estudo propõe um método para o registro e dimensionamento do campo de visão frontal de veículos de passeio. Para a realização deste trabalho, inicialmente são apresentados os critérios para a representação da posição dos olhos do ocupante em projetos automotivos conforme as práticas propostas pela SAE adotadas mundialmente pelas montadoras de veículos. O método proposto baseia-se na projeção luminosa do campo de visão em um plano perpendicular transversal ao veículo a ser avaliado. Para a realização do ensaio é proposto um dispositivo de construção simples e manuseio prático. Os requisitos para a realização deste método resumem-se em um ambiente escuro com solo plano horizontal para posicionamento do veículo, um plano vertical para a projeção luminosa, o dispositivo aqui apresentado, uma câmera fotográfica digital de uso pessoal e um computador pessoal para descarga e manipulação do arquivo contendo a imagem registrada. O resultado deste método permite a visualização e dimensionamento de qualquer obstrução ao campo de visão do condutor por componentes que compõem o habitáculo do veículo, bem como os limites mensuráveis (graus) superior, inferior e
lateral do campo de visão frontal.


Abstract
This study proposes a method for passenger car front field-of-view capturing and dimensioning. For accomplish this work, initially the driver eyes points positioning criteria for automotive design is presented according to the SAE proposed practices and adopted globally by the automakers. The presented method relies on field-ofview light projection to a perpendicular transversal plane to the vehicle under evaluation. For achieving this procedure is proposed an easy construction and handling device. The requirements for accomplish this method summarizes a dark room with horizontal pavement for vehicle parking, a vertical plane for light projection, the device here presented, a personal digital photo camera and a computer for downloading and editing the captured images from this camera. The result of this method allows the visualization and dimensioning of any obstruction to the driver field of view, as well as the measurable up, down and side angle limits of the front field of view.