Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudo comparativo dos tipos de sistema de sincronismo em motores de combustão interna e estudo de falhas prematuras devido a utilização em regiões severas

não consta

Autor
Greghi, Igor Rubinsztejn -
Orientador
Alves, Marcelo Augusto Leal
Defesa de tese
11 / 12 / 2009
Participantes da Banca
Palavras-chave
Sistema de sincronismo, correia dentada, motores a combustão interna, falhas em correias dentadas, confiabilidade, corrente, engrenagem, uso severo
Keywords
Timing System, toothed belt, engine, failure in toothed belts, reliability, chain, gear, harsh use.

Resumo

A principal função do sistema de sincronismo em motores a combustão interna consiste na transmissão de movimento do virabrequim do motor ao eixo do comando de válvulas responsável pela dosagem de ar na câmara de combustão e determinando o exato momento de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão conforme as posições dos pistões.

No presente estudo foram investigados alguns tipos de sistema de sincronismo mais comumente utilizados em motores a combustão interna analisando os tipos de falhas decorrentes do uso em regiões severas.

O sistema de sincronismo por correia apresenta índices muito pequenos de falhas prematuras quando ocorre a manutenção correta e no prazo estipulado pelo fabricante.

Também é possível analisar comparativamente as vantagens e desvantagens, como durabilidade, ruído, manutenção e a influência no consumo e emissões de poluentes, entre os sistemas de sincronismo por correia ou corrente, sendo o objetivo analisar a viabilidade da opção de projeto por um ou outro sistema de sincronismo.


Abstract
The main function of the engine timing system consists in movement transmission from crankshaft to camshaft, responsible to control the air in the combustion chamber determining the exact moment to open and close the admission valve or the exhaust valve in according to the piston position. The current study intend to investigate the types of timing system more usually applied to combustion engines analyzing the current failure types in areas of harsh use. Usually if done the correct maintenance recommended by the manufacturer, the timing belt system has a very low index regarding premature failures. It is also possible to make a comparison between the timing systems for belt or chain, with advantages and disadvantages, like durability, NVH, maintenance and the influence in the consumption and pollutant emissions aiming at to analyze the feasibility between one or another timing system.