Estudo comparativo dos tipos de sistema de sincronismo em motores de combustão interna e estudo de falhas prematuras devido a utilização em regiões severas
não consta
A principal função do sistema de sincronismo em motores a combustão interna consiste na transmissão de movimento do virabrequim do motor ao eixo do comando de válvulas responsável pela dosagem de ar na câmara de combustão e determinando o exato momento de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão conforme as posições dos pistões.
No presente estudo foram investigados alguns tipos de sistema de sincronismo mais comumente utilizados em motores a combustão interna analisando os tipos de falhas decorrentes do uso em regiões severas.
O sistema de sincronismo por correia apresenta índices muito pequenos de falhas prematuras quando ocorre a manutenção correta e no prazo estipulado pelo fabricante.
Também é possível analisar comparativamente as vantagens e desvantagens, como durabilidade, ruído, manutenção e a influência no consumo e emissões de poluentes, entre os sistemas de sincronismo por correia ou corrente, sendo o objetivo analisar a viabilidade da opção de projeto por um ou outro sistema de sincronismo.