Desenvolvendo veículos populares a partir da necessidade do consumidor com propostas de baixo custo variável
Development of veículos populares through client requirements
A competitividade no mercado automotivo aumentou, significativamente, no início dos anos 90, com a abertura aos produtos importados e posteriormente com a chegada de novas montadoras ao Brasil. Qualidade do produto, garantia e bom atendimento são alguns dos aspectos que fazem o cliente optar pelo produto de uma determinada empresa. Porém, estudos de mercado, como o apresentado neste trabalho, mostram que na indústria automotiva a avaliação econômica do veículo ainda é o fator de maior peso na decisão final de compra. Esta tendência é mais acentuada em um segmento exclusivamente nacional – os chamados “veículos populares”, veículos que recebem incentivos fiscais, desde que tenham seus motores a cilindrada máxima de 1.000cm³. Este incentivo fiscal criou um nicho no mercado brasileiro, responsável por aproximadamente 70% das unidades vendidas, o que incentivou as montadoras investirem neste potencial de mercado. O objetivo deste trabalho é explorar os motivos desta grande demanda de veículos populares, avaliar as pesquisas de mercado, as necessidades do cliente, a viabilidade econômica de um projeto integrado conhecimentos de engenharia do produto enfatizados em redução de custo no segmento de veículos populares.