Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Desenvolvendo veículos populares a partir da necessidade do consumidor com propostas de baixo custo variável

Development of veículos populares through client requirements

Autor
Chinelato, Eduardo -
Orientador
Kaminski, Paulo Carlos
Defesa de tese
07 / 12 / 2004
Participantes da Banca
Kaminski, Paulo Carlos;
Palavras-chave
veículos populares; demanda; desenvolvimento de produto
Keywords
Development; popular vehicle; client needs

Resumo

A competitividade no mercado automotivo aumentou, significativamente, no início dos anos 90, com a abertura aos produtos importados e posteriormente com a chegada de novas montadoras ao Brasil. Qualidade do produto, garantia e bom atendimento são alguns dos aspectos que fazem o cliente optar pelo produto de uma determinada empresa. Porém, estudos de mercado, como o apresentado neste trabalho, mostram que na indústria automotiva a avaliação econômica do veículo ainda é o fator de maior peso na decisão final de compra. Esta tendência é mais acentuada em um segmento exclusivamente nacional – os chamados “veículos populares”, veículos que recebem incentivos fiscais, desde que tenham seus motores a cilindrada máxima de 1.000cm³. Este incentivo fiscal criou um nicho no mercado brasileiro, responsável por aproximadamente 70% das unidades vendidas, o que incentivou as montadoras investirem neste potencial de mercado. O objetivo deste trabalho é explorar os motivos desta grande demanda de veículos populares, avaliar as pesquisas de mercado, as necessidades do cliente, a viabilidade econômica de um projeto integrado conhecimentos de engenharia do produto enfatizados em redução de custo no segmento de veículos populares.


Abstract
The competitiveness in the automotive market increased in the beginning of the 90’s due to the importation of some products, and later with the arrival of new car manufactures in Brazil. Quality of the product, warranty and good service are some of the items that make a client to choose a product from a specific company. Although, surveys as shown in this project, point out that for the automotive industry the economical evaluation is still the most important item when a product is bought. This trend is more likely to happen in an exclusive national segment, where there are the veículos populares, which are vehicles that get tax incentive for having theirs engines limited to a displacement of 1.000 cm³. This tax incentive has created a niche in the Brazilian market that is responsible for about 70% of the cars sold, what motivated the manufactures to invest in this powerful market. This project will be focusing on the studies of the veículos populares based on the analysis of the market, needs of the client, economical feasibility of the project and integrating the knowledge of the product engineering highlighting the cost reduction of the veículos populares.