Controle dimensional de componentes e conjuntos automotivos
Dimensional control of automotive components and assemblies.
Um novo produto tem características obtidas em função do seu processo de desenvolvimento. Durante a criação, definição e execução de um projeto, as decisões tomadas impactam diretamente na qualidade final do produto.
O crescimento da indústria automotiva fornece aos novos desenvolvimentos um vasto banco de dados, baseado em todo o histórico de projetos vivenciados pelas empresas. Essas informações permitem um melhor entendimento do processo produtivo, bem como a prevenção de problemas repetidos.
O aumento de capacitação e produtividade da indústria mudou o comportamento das equipes de desenvolvimento. Os primeiros projetos tinham foco somente no desempenho do produto, relegando a segundo plano as preocupações com limitações de manufatura, variações do processo produtivo, e custos.
Este trabalho discute a importância de um desenvolvimento baseado nas condições de produção em larga escala e compara os impactos de um projeto focado somente nos requisitos de engenharia com relação a um projeto referido também aos requisitos de manufatura.
O objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre o desenvolvimento de um produto e os seus processos de manufatura, visando identificar as ligações entre o conceito de controle dimensional existente desde o início do projeto, suas variações e possíveis impactos durante a sua fabricação.