Avaliação experimental da influência do revestimento de assentos automotivos no conforto térmico
Influence assessment of automobile seat cover on thermal comfort
A utilização de veículos passou a ser uma necessidade básica para quem reside nos grandes centros urbanos. Por outro lado, as condições ambientais tais como a poluição sonora, poluição do ar e os aspectos de segurança, também levam as pessoas a cada vez mais desejarem um ambiente termicamente confortável dentro de seus veículos quando estão conduzindo.
Para a obtenção de condições de conforto térmico em climas tropicais há a necessidade de sistema de ar condicionado no veículo para melhorar as condições de troca de calor do corpo da pessoa com o ar. Ao se ligar o sistema de ar condicionado ocorre uma rápida troca de calor na parte frontal do corpo, enquanto a superfície de contato dos assentos atua como isolamento térmico, causando um retardamento do processo de resfriamento da parte posterior do corpo, podendo levar o ocupante ao desconforto térmico.
No presente trabalho foi realizada avaliação experimental da influência de diferentes tipos de materiais de revestimento de assentos automotivos no conforto térmico em veículo com ar condicionado. Foi utilizada metodologia recomendada na norma ISO 14505-2:2004, de análise de condições de conforto térmico por meio da utilização de manequim com sensores aquecidos. Os testes foram realizados em veículo modelo station wagon, na cidade de Salvador-BA, com temperaturas médias de outono atingindo 31 ºC durante o dia.
Mesmo com a dificuldade de se conseguir condições internas iguais nos diferentes dias de ensaio (função de variações nas temperaturas externas), os resultados dos ensaios realizados em condições de insolação ao redor de 800 W/m2 permitiram uma análise qualitativa da influência dos materiais no conforto térmico. Verificou-se que o couro e o vinil promovem desconforto (temperatura equivalente na zona muito quente no digrama de sensação térmica) na maior parte das regiões de contato com o corpo, independentemente das condições do ambiente. Também verificou-se que os tecidos propiciaram as melhores condições de conforto, independentemente da espessura de acoplagem e da utilização de espuma ou fibra de coco.