As fases do processo de lançamento de novos modelos auxiliadas pela tecnologia da informação
New Model Launching Process Phases Assited for Information Technology
Este trabalho tem como objetivo apresentar as fases do processo de lançamento de novos modelos em uma indústria automobilística, que é facilitado pela utilização da tecnologia da informação (TI). O lançamento de um novo produto passa por diversas etapas: a definição da estratégia de um novo veículo tomada pelo time de Marketing e Estratégia, o desenvolvimento do projeto pelo time de Engenharia, a viabilidade financeira do mesmo trabalhada por Finanças, os estudos sobre a capacidade de produção deste em uma fábrica, a montagem dos veículos pilotos, além de outras. Para que todas estas etapas aconteçam e atendam ao cronograma aprovado, o time de Novos Lançamentos trabalha na coordenação de todos os outros times envolvidos, tornando-se o facilitador e o caminho de ligação entre os mesmos.
Todo trabalho de lançamento é baseado em uma série de regras que compõem um procedimento de lançamento de novos modelos, este é desenvolvido pelos times de Lançamento dentro das organizações e deve ser seguido durante todo o processo. Vale lembrar que na maioria dos casos estes procedimentos são iniciados nas matrizes das empresas e suas filiais podem adequá-los à suas realidades, com as facilidades fornecidas pela TI atualmente esta integração e alinhamento ficam mais fáceis e evidentes. Na empresa que servirá de base para o estudo um bom exemplo desta integração é o site específico na intranet, com todos os procedimentos e suas atualizações.
Para a montagem de pilotos também existem procedimentos específicos que
devem ser seguidos, estes serão apresentados durante o desenvolvimento deste
trabalho, bem como o auxílio que as ferramentas da tecnologia da informação
trazem para o processo.
Seguindo esses procedimentos tem-se a garantia de que o lançamento e a
produção dos novos veículos serão realizados com qualidade e atendendo aos
anseios dos consumidores, uma vez que o principal objetivo em novos programas é
sempre melhorar a qualidade dos produtos.