Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

As fases do processo de lançamento de novos modelos auxiliadas pela tecnologia da informação

New Model Launching Process Phases Assited for Information Technology

Autor
Andrade, Henrique dos Santos -
Orientador
Laurindo, Fernando José Barbin
Defesa de tese
27 / 11 / 2006
Participantes da Banca
Laurindo, Fernando José Barbin; Rotondaro, Roberto Gilioli; Iombriller, Silvia Faria
Palavras-chave
Veículos (Lançamento),Tecnologia da informação
Keywords
Launching; Information Technology; New Vehicles; Process; Procedures

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as fases do processo de lançamento de novos modelos em uma indústria automobilística, que é facilitado pela utilização da tecnologia da informação (TI). O lançamento de um novo produto passa por diversas etapas: a definição da estratégia de um novo veículo tomada pelo time de Marketing e Estratégia, o desenvolvimento do projeto pelo time de Engenharia, a viabilidade financeira do mesmo trabalhada por Finanças, os estudos sobre a capacidade de produção deste em uma fábrica, a montagem dos veículos pilotos, além de outras. Para que todas estas etapas aconteçam e atendam ao cronograma aprovado, o time de Novos Lançamentos trabalha na coordenação de todos os outros times envolvidos, tornando-se o facilitador e o caminho de ligação entre os mesmos.
Todo trabalho de lançamento é baseado em uma série de regras que compõem um procedimento de lançamento de novos modelos, este é desenvolvido pelos times de Lançamento dentro das organizações e deve ser seguido durante todo o processo. Vale lembrar que na maioria dos casos estes procedimentos são iniciados nas matrizes das empresas e suas filiais podem adequá-los à suas realidades, com as facilidades fornecidas pela TI atualmente esta integração e alinhamento ficam mais fáceis e evidentes. Na empresa que servirá de base para o estudo um bom exemplo desta integração é o site específico na intranet, com todos os procedimentos e suas  atualizações.
Para a montagem de pilotos também existem procedimentos específicos que
devem ser seguidos, estes serão apresentados durante o desenvolvimento deste
trabalho, bem como o auxílio que as ferramentas da tecnologia da informação
trazem para o processo.
Seguindo esses procedimentos tem-se a garantia de que o lançamento e a
produção dos novos veículos serão realizados com qualidade e atendendo aos
anseios dos consumidores, uma vez que o principal objetivo em novos programas é
sempre melhorar a qualidade dos produtos.


Abstract
This work has as objective to present the phases of the process of launching of new models, in an automobile industry that is facilitated by the use of the information technology (IT). The launching of a new product passes for diverse stages: the definition of the strategy of a new vehicle taken for the teams of Marketing and Strategy, the development of the project for the Engineering team, the financial viability of exactly worked by Finances, the studies on the capacity of production of this in a plant, the assembly of the pilot vehicles, beyond others. So that all these stages happen and take care of to the approved timing, the New Model Launching team works in the coordination of all the other involved teams, becoming the easierly and the way of linking between the same ones. All launching work is based on one serie of rules that compose a procedure of launching of new models, this is developed by New Model Launching teams inside of the organizations and must be followed during all the process. Valley to remember that in the majority of the cases these procedures are initiated in the matrices of the companies and its branch offices can adjust them to these realities, with the easier supplied for IT currently this integration and alignment are easier and evidences. In the company where I work, we have a site in the intranet specify, with all the procedure and its updates. For the assembly of pilots also specific procedures exist that must be followed, these will be presented during the development of this work, beyond the aid that the tools of information technology bring for the process. Following these procedures we have the guarantee of that we are launching and producing a vehicle with quality and that it takes care of to the yearnings of our consumers. Our main objective in new programs is always to improve the quality of our products.