Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível
Climate Control System Improvement to Achieve Better Ambiental Conditions Inside the Cabin and to Decrease the Fuel Consumption
Cada vez mais a indústria automotiva mundial busca novas tecnologias para melhorar a vida dos passageiros dentro dos veículos, otimizar o consumo de combustível e minimizar a emissão de poluentes.
A redução do consumo de combustível encontra grande interesse não só em função dos custos do petróleo estarem aumentando a cada ano que passa e de ser um combustível finito, mas também porque atua diretamente na diminuição da emissão de poluentes.
Além do motor de combustão interna, que por si só demanda consumo de combustível para poder operar, outros periféricos acoplados “roubam” uma certa potência, afetando o consumo. E o sistema de climatização veicular é um desses periféricos.
Com o desenvolvimento do presente trabalho foi realizado estudo de aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução do consumo de combustível.
O estudo abrangeu aprimoramentos tanto na caixa de ar quanto no ciclo de refrigeração e foi realizado em um modelo de veículo classificado como uma perua off-road, com um motor bi-combustível de 1600 cm3, dotado de sistema de climatização com capacidade de 1 TR (usual neste tipo de automóvel).
Para a avaliação do impacto dos aprimoramentos foram realizados testes de desempenho do sistema de climatização, com o veículo em câmara climatizada, na obtenção de condições ambientais de cabine estipuladas pela montadora e de redução no consumo de combustível.
Os testes de desempenho do sistema de climatização foram executados inicialmente com o sistema convencional de ar condicionado, sem nenhuma modificação (sistema de referência). Ao longo do desenvolvimento do trabalho algumas modificações foram introduzidas para que se pudesse determinar o impacto que estas modificações teriam no desempenho do sistema.
Os resultados mostraram que os aprimoramentos possibilitaram melhorar as condições ambientais na cabine do veículo, atingindo-se as condições ambientais estipuladas pela montadora – os requerimentos da montadora. Além disto, a utilização de compressor com pistões de deslocamento variável apresentou redução de consumo de combustível em torno de 5% em relação ao compressor com pistões de deslocamento fixo.