Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva
Trabalhos de Conclusão de Curso

Aplicação de solda laser em carrocerias automotivas: estudo comparativo entre a solda laser e a solda ponto por resistência

Laser Weld Application on Automotive Body in White Assembly: A Comparative Study between Laser Weld and Electric Resistance Spot Weld (ERSW).

Autor
Kavamura, Haroldo Akira -
Orientador
Batalha, Gilmar Ferreira
Defesa de tese
15 / 03 / 2007
Participantes da Banca
Batalha, Gilmar Ferreira; Gomes, Edson; Ferraresi, Valtair Antonio
Palavras-chave
LASER; Solda ponto por resistência elétrica; Carrocerias automotivas; Soldagem; Carga multiaxial; Teste de Arcan.
Keywords
LASER; Electric Resistance Spot Weld; Automotive Body in White; Welding; Multi-axial loading; Arcan test

Resumo

Este trabalho visa um estudo comparativo entre junções de chapas de aço fabricadas por solda laser e solda ponto por resistência elétrica, usados para montagens de componentes em carrocerias automotivas em uma indústria brasileira de nível mundial. Inicia-se com uma revisão do estado da arte da aplicação da solda laser nas plantas de manufatura automotiva brasileira. O enfoque adotado neste trabalho foi conduzido através de uma avaliação da resistência mecânica utilizando-se métodos experimentais e numéricos. Para o método experimental foi desenvolvido e construído um dispositivo de ensaio especial e respectivo corpo de prova, adequado para solicitação multiaxial. As junções metálicas testadas são de chapa de aço carbono não revestidas (Sy=170 MPa) de uso corrente na indústria automotiva, com duas espessuras, 0,80 e 1,20 mm. A predição da resistência mecânica sob condições multiaxiais foi feita com o Método de Elementos Finitos (MEF) através do programa comercial LS-DYNA. Uma segunda parte do trabalho modela via MEF e o programa Nastran, um assoalho automotivo frontal com solda ponto por resistência elétrica e outro modificado para solda laser. Um dos resultados principais deste trabalho foi a concepção e desenvolvimento de um dispositivo de solicitação multiaxial para ensaios de junções soldadas. Este dispositivo propiciou a confirmação experimental da importância de ensaios multiaxiais, para determinação de condições de carregamento crítico de junções soldadas. Finalmente destaca-se a originalidade dos resultados dos ensaios multiaxiais com junções soldadas a laser. A implementação prática desse trabalho procedeu-se em um estudo de caso em um assoalho automotivo frontal, validando a troca da solda ponto por resistência elétrica para solda laser.


Abstract
This work aims to make a comparative study between steel plate junctions manufactured by laser weld and electrical resistance spot weld used to assemble the components in automotive car body in a world wide Brazilian automotive industry. The work starts with an overview of the laser weld usage in the Brazilian automotive manufacturing plants. The focus adopted in this work was conducted through an evaluation of the mechanical strength using both experimental and numerical methods. For the experimental method, a special test device and its respective specimen were developed and built to adequate its multiaxial load. The tested metallic junctions are made of uncoated carbon steel (Sy=170 MPa), currently used in the automotive industry with the thickness of 0.8 and 1.20 mm. The prediction of the mechanical strength under multiaxial conditions was made with the Finite Elements Method (FEM), though the commercial program LS-DYNA. A second part of the work models via FEM and the Nastran program, an automotive front floor with electrical resistance spot weld and another modified one for laser weld. One of the main results of this work was the conception and development of a multiaxial load device for welded junctions. This device provided the experimental confirmation of the importance of multiaxial test to determine the load critical conditions of welded junctions. Finally, the uniqueness of the results of the multiaxial test with welded junctions in laser weld has to be reinforced. The practical implementation of this work proceeded in a study case of an automotive front floor, validating the change of the electrical resistance spot weld for the laser weld one.