Aplicação de resina biodegradável de base vegetal em isoladores acústicos automotivos
APPLICATION OF BIODEGRADABLE RESIN FROM VEGETABLE-BASED IN AUTOMOTIVE ACOUSTIC INSULATION
O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre uma resina à base de fenol formaldeído utilizada em larga escala industrial como agente aglutinador na fabricação de isoladores acústicos veiculares e uma resina de base vegetal, biodegradável, solúvel em água e que deverá atender as mesmas características de produto final com algumas vantagens técnicas e, sobretudo, ecológicas.
Este trabalho apresentará as vantagens e desvantagens das duas tecnologias de resina focando principalmente a aplicação da resina biodegradável como uma possível sucessora da resina fenólica, utilizada hoje em larga escala industrial. O estudo apresentado foi elaborado para uma indústria multinacional do ramo de autopeças, fabricante de isoladores acústicos e térmicos, dando ênfase a idéia de se aproveitar ao máximo o parque fabril já instalado desta empresa e propor possíveis melhorias no modelo de produção existente. Os testes executados neste estudo foram discutidos junto aos colaboradores da empresa estudada bem como com os parceiros desenvolvedores do novo produto buscando assim um melhor envolvimento por parte de todos no projeto.
Tamanha complexidade do estudo fez com que o foco do trabalho fosse direcionado aos testes comparativos como os de microscopia, acústicos e de moldabilidade e assim buscar demonstrar a viabilidade técnica da substituição das resinas através dos resultados obtidos nos testes executados.